''O que os olhos alcançam''de Cristiano Mascaro

De Camila Caldas

Camila Caldas
Araetá
3 min readMay 27, 2019

--

Cristiano Mascaro é um arquiteto e fotógrafo brasileiro. Seu trabalho é voltado, principalmente, em documentar as cidades brasileiras, em especial a arquitetura da cidade de São Paulo. Com 50 anos de carreira, Cristiano Mascaro ganhou uma retrospectiva sobre sua carreira no Sesc Pinheiros que inaugurou em Março deste ano e finaliza no inicio de Julho, com entrada gratuita. A mostra passa a se chamar ‘’O que os olhos alcançam’’ .

O fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro Foto: Gabriela Biló/Estadão

Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, a exposição apresenta trajetória do artista a partir de 180 fotografias que representam desde seu inicio na fotografia, até seu desenvolvimento de uma estética arquitetônica que debruça sobre o espaço urbano na cidade e os personagens que ali fazem parte. O interessante da exposição, ao que posso observar, é que a fotografia das cidades como Tokio, Doha ou mesmo Barcelona, se encontram em igual importância com o registro de lugares como Carapicuíba e é claro, São Paulo como um todo. Cristiano Mascaro sempre teve um fascínio muito grande pela cidade de São Paulo. Simultaneamente grande e intimista, os movimentos imprevisíveis pela cidade, suas luzes invasivas, foi o que lhe despertou interesse de fotografar o lugar.

A cidade de Recife refletida nas águas do Rio Capibaribe, em 2006 Foto: Cristiano Mascaro

A mostra revela, portanto, a imagética da sua fotografia e suas afinidades com a arquitetura, o espaço urbano, as pessoas e as paisagens. Em busca de captar o espirito vivo dentro das cidades, o fotografo fez registros que captam a disputa entre a natureza e o concreto, o verde e a paisagem urbana. Desde 2013, Cristiano Mascaro investiga a história dos vários espaços abandonados da instituição desativada, hoje tomada por jardins abandonados, até chegar às 20 imagens em preto e branco, em grande formato, notórias em revelar o que está escondido e proibido aos visitantes, criando uma linguagem de narrativa que convida o espectador a imaginar por onde o Homem deixou seu rastro. Sua forma de registrar imagens, transmite a essência do espaço urbano e da fotografia, nos deixando admirados e as vezes confusos frente a tantos pontos de vista diferentes, inspiradores e incomuns.

Eu, particularmente, gostei muito da mostra ao todo. Como uma pessoa que já se interessa profundamente por arte e por fotografia – também urbana – foi uma mostra que ampliou meu olhar fotográfico sob a cidade em que vivo. Foi como enxergar novos detalhes nas ruas e prédios que vejo todos os dias.

A intensa movimentação no Viaduto do Chá, em 1983 Foto: Cristiano Mascaro

‘’fotografar é criar com a força transfiguradora do olhar’’, afirma, aos 74 anos, o fotógrafo e arquiteto paulista.

Exposição no sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195) entrada gratuita. A visitação ocorre até 23 de Junho deste ano, funcionamento de Terça á Sábado das 10:30 ás 21:30, aos domingos das 10:30 as 18:30.

eu mesma no elevador de casa.

--

--