O Relatório

por Gabriela von Ammon Eifler

Gabriela Eifler
Araetá
3 min readNov 3, 2019

--

Foto promocional do filme “O Relatório” (2019) | Fonte: Amazon Prime Video

O objeto escolhido foi o filme “O Relatório” dirigido por Scott Z. Burns estrelado por Adam Driver, Annette Bening e Jon Hamm. O longa, baseado em fatos reais, retrata o idealista Daniel J. Jones (Driver), encarregado de liderar uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, criado após os atentados de 11 de setembro. A busca de Jones pela verdade o levará a descobertas explosivas que mostram até que ponto a principal agência de inteligência dos Estados Unidos foi capaz de chegar para destruir evidências, subverter a lei e ocultar um segredo brutal da população americana.

Tive a oportunidade de assistir a este filme no dia 30 de outubro, às 10h30, no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo, antes de sua estreia nacional em uma cabine de imprensa em nome do blog Pequenos Excessos.

Desde pequena tenho interesse por filmes que retratam eventos e escândalos como “A Hora Mais Escura” (2012), que conta como a CIA capturou e executou Osama Bin Laden em 2011, e de documentários que retratam tais eventos com menos ficção e mais transparência. Portanto, ao assistir o trailer já fiquei ansiosa para assistir ao filme e quando recebi a oportunidade de assistí-lo antes do lançamento fiquei extremamente feliz.

O longa já começa, de maneira sigilosa, mostrando o que acontece no final da trama. Então entramos na história de maneira linear, acompanhando o personagem de Driver que passa por uma transformação muito aparente. Seu personagem começa como um jovem promissor procurando um lugar “atrás das cortinas” no senado americano e ao ser escolhido para investigar a CIA e chegar a certas conclusões, percebe-se a perda de sua confiança e credibilidade perante ao Estado americano. Me intriga como, em um país tão patriota, existem produções que expõem e duvidam da moral divulgada como um dos pilares da nação.

O filme instiga um sentimento de indignação com o tamanho do esquema para deixar de responsabilizar pessoas em altos cargos que cometeram crimes inimagináveis e como uma nação que serve como modelo para grande parte do mundo, tem segredos obscuros que precisam ser expostos.

Para mim “O Relatório” é um excelente filme que abre portas para uma discussão sobre a política atual e a comparação entre o Brasil e os Estados Unidos para além da trama do filme, revelando a potência dessa obra audiovisual. Observo também como nos Estados Unidos é possível realizar um filme contendo tamanha crítica ao governo por existirem leis claras da livre expressão, ao contrário do Brasil e, do momento que vivemos, de constante medo da maior financiadora de projetos audiovisuais, Ancine, simplesmente ser censurada ou até fechada pelo governo.

O filme estreia dia 7 de novembro nos cinemas de todo o Brasil. O preço dos ingressos varia entre R$15,00 e R$70,00.*.

Confira abaixo o trailer do filme:

*Os preços podem mudar de acordo com a localização e a rede de cinemas.

Foto tirada o Rock In Rio 2019 | Foto: Carol Fung

--

--