Exposição Nise da Silveira

Gabriel Ponczyk
Araetá
Published in
3 min readNov 27, 2017

O Itaú Cultural está promovendo até o dia 28 de janeiro em sua sede localizada na Avenida Paulista a exposição de Nise Silveira.

Nise foi uma alagoana que revolucionou a psiquiatria ajudando milhares de pacientes com seus problemas. Ela usava da arte uma cura para seus pacientes, despertava neles as expressões e seus sentimentos através de um espaço destinado no hospital que trabalhava para que eles fizessem pinturas, modelagens, marcenaria e bordado e assim se expressassem

Nise sempre foi uma mulher guerreira, presa por ser comunista na época de Getúlio Vargas, foi a única mulher dentre 257 médicos homens a se formar aos 21 anos em medicina após sua prisão.

Na exposição, além da sua historia que é contada através de documentários e depoimentos no segundo andar do prédio, um grande acervo com pinturas e obras dos pacientes é exposta para o público.

Obra – sem título – Fernando Diniz – óleo sobre papel – Acervo Nise Silveira

No térreo da exposição, além de algumas obras dos pacientes, há um espaço destinado as crianças para fazerem pinturas e bordados e se expressarem

Ao subir a escada nos deparamos com uma cortina com o rosto de Nise bem convidativa para entrar e conhecer mais sobre suas táticas de cura aos pacientes, seu acervo e depoimentos sobre sua personalidade. Há também uma sala com documentário sobre sua vida e trajetória. Nesse andar estão expostos mais do seu acervo, com as obras dos pacientes.

Eu particularmente gostei muito da exposição, conseguimos através dela conhecer a historia dessa mulher guerreira que revoluciounou a psiquiatria, usando da arte uma cura. O mais legal pra mim foi ver as obras dos artistas/pacientes, dá pra ver nas pinturas que ela conseguia tirar o sentimento verdadeiro do momento deles, os retratos as vezes coloridos, as vezes preto e branco com certeza demonstravam o sentimento presente no momento.

A obra da foto que eu escolhi foi justamente por me remeter a libertação e expressão de felicidade , representada pelas cores alegres, que o artista/ paciente, Fernando Diniz devia estar sentindo na hora. A obra é toda colorida, com uma bandeira do Japão, que deve ser remetente alguma memória do artista

Fica a minha dica para conhecer essa bela exposição, vale a pena , eu gostei muito

Algumas imagens da exposição.

Imagem 1 – cortina no segundo andar com rosto de Nise Silveira

Obra 1 – sem título – Adelina Gomes – óleo sobre papel

Obra 2- – sem título – Raphael Domingues – óleo sobre papel

Ocupação Nise Silveira

Local : Itaú Cultural – Avenida Paulista

Quanto : Entrada gratuita

Quando : Terça a Sexta 9h as 20h – Sábado e Domingo 11h as 20h

Data : do dia 25/11 até 28/1

Gabriel Ponczyk – APM

--

--

Araetá
Araetá

Published in Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3º Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.