One Day At A Time — "Lá Fora"

Beatriz Negão Multari

Beatriz Multari
Araetá
2 min readMay 7, 2019

--

Séries são entretenimento. Não se pode negar. Porém, no meio de risadas, One Day at a Time encontra espaço para reflexões tão pertinentes e necessárias.

One Day At A Time. Netflix. Divulgação.

A série do Netflix, baseada na sitcom de 1975–1984 de mesmo nome, foi desenvolvida por Gloria Calderon Kellet e Mike Royce. O seriado apresenta a família Alvarez: cubanos-americanos que vivem em Los Angeles. O foco principal é na mãe, Penelope Alvarez (Justina Machado), uma veterana que tem Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Elena Alvarez (Isabella Gomez), sua filha mais velha, lida com questões de orientação sexual e seu papel como uma jovem ativista nos Estados Unidos, enquanto Alex Alvarez (Marcel Ruiz), o mais novo, está crescendo e se entendendo como homem e queridinho a avó. Esta, Lydia (Rita Moreno), mora junto com Penelope e seus filhos. E, por ter ido para os Estados Unidos como refugiada de Cuba, sempre conta de suas memórias e das dificuldades.

A terceira temporada da série lançou em 2019 e conta com 13 episódios que continuam firme com o que sempre se propôs: humor inteligente e gostoso de se ver, mas também discussões sobre doenças mentais, sexismo, homofobia e racismo que enfrentam os latinos que vivem nos Estados Unidos.

Um episódio que demonstra muito a essência do programa é o segundo, chamado “Lá Fora”. O capítulo, bem com o diz o título, explora como é o mundo fora de casa quando se pensa em assédio. Elena e sua namorada, Syd, sofrem um assédio na rua por estarem de mãos dadas e passam a ter medo de sair de casa. Enquanto Alex posta no seu Instagram conteúdos que, para ele são apenas piadas, mas, que para sua mãe e sua irmã, são ofensivos e opressores.

O episódio é um equilíbrio perfeito entre o humor e discussões extremamente pertinentes e, mais do que isso, necessárias. Em uma longa cena na sala, a família tenta entender melhor como se sentem, quais os limites entre uma piada e uma ofensa, em que momento deve-se reagir à assédios e como lidar com o medo de andar na rua por amar uma pessoa do mesmo sexo.

Este capítulo pertence àqueles momentos que rir e chorar, relaxar e refletir, estão há segundos de distância. Explora momentos de fraqueza, de se redimir, de se abrir. É um abraço àqueles que tanto temem e precisam enfrentar todos os dias a vida lá fora.

Trailer oficial da terceira temporada de One Day at a Time. Netflix.

Serviço

Onde: Netflix

Quanto: R$ 21,90 por mês

Quando: Lançado dia 8 de fevereiro de 2019

a autora da crítica, Beatriz Multari.

--

--