Paranatural

Por Carolina Martins da Costa Assaf

Carolina Assaf
Araetá
4 min readMay 4, 2020

--

Paranatural é uma webcomic americana semanal escrita e ilustrada por Zack Morrison de Abril de 2011 até hoje, publicada e hosteada pela editora virtual Hiveworks. A história segue a vida de Max, um garoto que acabou de se mudar para a cidade de Mayview, lugar onde seus pai e sua falecida mãe cresceram. Chegando lá, ele descobre que consegue ver as criaturas do mundo espiritual de Mayview e é convidado por outras crianças que lá vivem para entrar no “Clube de Atividade” ou Activity Club no original, que tem a missão de manter a ordem entre o mundo espiritual e o mundo físico na cidade, ministrado pelo misterioso e excêntrico professor Richard Spender.

Acompanhamos não somente a vida de Max enquanto ele tenta se adaptar à essa nova vida que se apresenta pra ele, mas também as vidas dos outros membros do clube e suas famílias, que tem laços profundos com os acontecimentos sobrenaturais de Mayview, além de terem a suspeita de que há uma conspiração em curso para destruir a cidade e liberar todos os espíritos que ficam presos nela. A obra explora temas como amizade, família, confiança, perdão, exclusão social e o sobrenatural, com tom de aventura, comédia e ação.

O Clube de Atividade luta contra o espírito de um trem fantasma que perdeu o controle
O Clube de Atividade enfrenta o espírito de um trem fantasma que perdeu o controle

A obra é destinada a um público jovem, mas não tem medo de tocar em temas considerados mais pesados, como abandono de menores, morte na família, exclusão social na escola e rixas familiares, com tramas que tocam de uma maneira direta nos temas sem medo — e sem perder o humor.

Paranatural é uma das webcomics que mais me fez rir, conseguindo falar de um tema muito sério em uma página e fazer uma transição completamente natural para o humor na próxima. Os personagens são cativantes e reais — incluindo nisto os personagens que são sobrenaturais — , com problemas não só ligados ao paranormal mas também ao cotidiano mundano, com essas tramas muitas vezes se entrelaçando e mostrando que a solução de um problema do mundo espiritual estava no mundo físico o tempo todo.

Paranatural é uma obra que é muito valiosa para artistas que estão começando no meio dos quadrinhos por sua jornada artística. A evolução da arte de Zack Morrison é absolutamente impressionante e fácil de acompanhar, pois Morrison decidiu manter suas páginas no estilo em que as desenhou na época, fazendo com que acompanhar a história em sua ordem cronológica seja também acompanhar a evolução como artista de quem a criou. Eu acho isso fantástico e corajoso, já que é uma prática comum artistas refazerem páginas iniciais após alguns anos para igualar os estilos ou até esconder suas habilidades antigas. Morrison deixa seu crescimento à mostra e, além de corajoso, é inspirador.

Primeira 1 do capítulo 1, Max e sua família chegam a Mayview — publicada em Abril de 2011
Página 29 do capítulo 5, embate dos Shockodiles contra os Burnhounds — publicada em Abril de 2015

Os quadrinhos mostram também uma questão de representatividade que é bem próxima do meu coração: vários personagens da história são da comunidade LGBT+, incluindo um dos personagens principais, o professor Spender, que tem um romance com o professor Garcia. Zack Morrison também, no ano de 2019, saiu do armário na internet como pessoa não-binária, preferindo pronomes neutros, e há um personagem na série que reflete isso.

Perfil de R.J. na página do elenco de Paranatural

Paranatural é uma obra cômica e respeitosa, fantasiosa mas real, que me deixa feliz com cada página que leio. Desejo poder acompanhá-la por quanto tempo Zack Morrison queira publicá-la.

Dados da Obra:
Título: Paranatural
Idioma: Inglês
Lançamento: Abril de 2011
Capítulos: 7
País de origem: Estados Unidos
Classificação: Livre
Quanto: Gratuito
Onde acessar: Pelo site oficial:

Carolina Assaf, 3º Semestre de Animação, 3AAN20201

--

--