Parasita
Por Aline Miwa Kinoshita
Parasita foi produzido em 2019 na Coréia do Sul pelo diretor Bong Joon-ho, lançado em novembro do mesmo ano no Brasil. O filme de suspense, drama e comédia dura 132 minutos, classificado para maiores de 16 anos, ganhador de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional do Oscar 2020. Ele fez sucesso após sua exibição no festival de cinema de Cannes, onde venceu em Palma de Ouro.
O longa retrata a vida de uma família pobre — os Kim — que passam por planos e mentiras se infiltram na mansão da família rica — os Park — , onde são manipulados como situações que vão aparecendo no trama, além dos mistérios presentes na casa que passa sendo desvendados.
Parasita apresenta uma crítica sobre desigualdade econômica, contrates sociais, injustiças e relações familiares, por meio da diferença entres as duas famílias — os Park e os Kim — e seu modo de viver. A maneira de como o filme mostra o desespero pela sobrevivência e melhora de vida das pessoas desfavorecidas ao utilizar golpes baixos para se infiltrar na casa, como parasitas — que de forma pejorativa significa aquele que vive a custas do outro por preguiça ou exploração — é incrível, de uma forma aterrorizante e ao mesmo tempo te mantendo com os olhos vidrados na tela esperando por mais. Os cenários também são espetaculares e muito bem produzidos, pois só aumentam mais ainda a diferença entre as classes sociais, onde os Kim moram quase embaixo do chão, numa minúscula casa; enquanto os Park moram numa casa grande com quintal.
Parasita foi lançado no cinema em 2019, hoje pode ser assistido online de diferentes plataformas podendo alugar ou comprar e seu preço varia de onde vai acessar para assistir, o Google Play é um exemplo de plataforma que possibilita comprar e alugar o filme. Portanto, não precisa se preocupar tanto com seu tempo podendo assistir quantas vezes quiser, porém caso alugue tem que ficar atento as condições do site acessado, pois terá limite de tempo para a assistir.
Saiba mais:
Trailer:
Plataformas online:
Críticas e comentários: