Giovanna Manzini Volpato
Araetá
Published in
4 min readDec 6, 2017

--

PLASTCOLAB — #plasticotransforma

UM MOVIENTO DE TRANSFORMAÇÕES

Giovanna Manzini Volpato

selfiee

O PlastCoLab é um makerspace pop up de três andares construído em plena avenida Paulista que oferece gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação. A estrutura da instalação é incrível foi o que me chamou atenção para entrar, é um cubo mágico com nove metros de altura com cores muito chamativas e que remetem a infância.

local visto de fora, mostrando os cubo.

Quando entrei a minha visão mudou, de fora eu achei que seria algo sobre obras de arte e de dentro é uma exposição que eu não esperava. No primeiro andar tem algumas máquinas esquisitas, uns bonequinhos e ferramentas feitas com um tipo de material especifico, o plástico. Em cada cantinho no espaço, tinha uma coisa diferente e outra proposta.

Achei incrível a forma que os projetos foram dispostos, pois conforme você vai andando no ambiente, que é pequeno, eles vão evoluindo em questão de dificuldades no modo como foram feitos.

Logo na entrada tem o chamado Toylab, que é um projeto que fábrica bonecos em impressão 3D. E vai Além disso, pois é um modo diferente de pensar e questionar os padrões e identidades. Nesse projeto já foram feitos bonecos negros, femininos, super-heróis, etc. O legal dessa primeira parte é que você pode pegar nos bonecos, realmente mexer neles, e ao lado tem a impressora onde eles foram criados.

Personagens de plástico feitos na impressora 3D.

Na exposição Mirante Lab, que é do lado do Toylab, encontra-se Drones em exposição que são feitos de plástico e o maior deles foi usado em 2016 na busca de focos de mosquitos da dengue na cidade de São Paulo. O drone, nomeado de Agente Aéreo, permitiu uma analise imediata do local denunciando os focos de dengue e isso mostra a grande importância que a alta tecnologia tem na sociedade. Esta exposição é mais que um laboratório. É um espaço de encontros e uma plataforma de experimentação. Um lugar para trazer ideias para a realidade com as próprias mãos, unido à arte e a tecnologia.

Drones de plásticos. O drone do meio é o Agente Aéreo

Ainda no primeiro andar, um pouco mais para o final do espaço, há um projeto chamado de Thunderatz que é o nome de uma equipe de estudantes da Escola Politécnica da USP, onde desenvolvem projetos na área de robótica com foco em competições nacionais e internacionais. No espaço apresenta o Boladinho, um robô humanoide muito incrível e engraçado que participa de diferentes categorias autônomas e rádio controladas.

Robó humanoide do Thunderatz

A proposta do Plastcolab é bem legal, pois tem a intenção de despertar a consciência, a capacidade e a inovação que há nas pessoas. O espaço foi criado para destacar e mostrar a importância de um dos materiais mais versáteis do movimento maker: o plástico.

Por isso lá encontra diversas ideias, tecnologias, conteúdos e formas de explorar suas habilidades, além de novas oportunidades.

1° Andar- Conteúdos expositivo e interativo

2° Andar- Oficinas e Workshops

3° Andar- Palestras e Hackathons

Infelizmente quando eu fui os laboratórios na parte superior não estavam funcionando, mas conversei bastante com um funcionário e ele me explicou bem como era todo esse processo.

O mais interessante é a questão do “faça você mesmo”, nos andares 2 e 3 tem algumas oficinas que você pode fazer os bonecos usando a impressão 3D. Isso é bem legal e interessante, pois é interativo além das palestras e os projetos apresentados no local, as pessoas podem soltar a sua criatividade e entrar de “cabeça” no projeto.

impressoras 3D e plantas feitas de plástico.

O Plastcolab mostra também como o plástico pode ser utilizado para diversas coisas, como as ferramentas impressas na impressora 3D que nessa exposição é chamada de “imprimindo o futuro”, e em praticamente em todas as placas tem escrito #plasticotransforma.

ONDE: Av. Paulista, 1230- Bela Vista (em frente ao shopping Cidade São Paulo)

QUANTO: Gratuito

QUANDO: De terça á sexta, das 11h ás 19h

Sábado e domingo, das 10h ás 18h

ATÉ QUANDO: Até o dia 17 de novembro

--

--