Primeiro encontro de artistas francanos

Giulia Marques Ranzini
Araetá
Published in
3 min readFeb 18, 2018

Por Giulia Marques Ranzini

Apresentação de Alvaro Dana Bertelli

No dia 17 de fevereiro de 2018 ocorreu o primeiro encontro de artistas francanos na Praça Carlos Pacheco, da cidade de Franca. O evento foi organizado por Anabrisa Tamaso (cantora e atriz no Teatro de Franca), Alvaro Dana Bertelli (músico), Daniel Francisco de Aguiar, Marília Martins (proprietária da Confraria Cult em Franca), Artur Francisco Gomes (nome artístico: Don Antena - músico e poeta) e André Luis K. Bomfim.

O encontro visava reunir os artistas francanos, independente de qual fosse sua produção artística, até mesmo de artistas de rua. O objetivo do mesmo era dar visibilidade à arte da cidade e possibilitar um maior conhecimento entre os próprios artistas. Dessa forma, a ocorrência de novos encontros se torna facilitada.

A organização do evento apresentou falhas, como a falta de planejamento na divulgação e estrutura do local. A divulgação foi feita somente pelo Facebook dois dias antes do evento, sendo assim, ineficiente; já o local escolhido não contava com estrutura para a acomodação dos visitantes. Considerando que estamos em época de chuvas, se as condições climáticas não estivessem favoráveis, o evento seria inviável.

Artesão dando entrevista durante a exposição

Mesmo com os problemas apresentados, houveram apresentações de nove artistas, entre eles músicos e poetas, e a exposição de trabalhos de dois artistas de rua. Frente à quantidade populacional de trezentos e cinquenta mil habitantes, acredito que o número de artistas que se apresentaram não representam de forma significativa os artistas de Franca.

No evento também ocorreu a coleta de identidade dos artistas que estavam presentes e que tipo de trabalho estes fazem. Com isso, acredito que no próximo encontro de artistas haverá a possibilidade de mais apresentações diferentes, de pessoas que não conseguiram se preparar ou mesmo que não ficaram sabendo do evento.

Exposição e venda de quadros de artista de rua

Em minha opinião, além de ter sido um encontro muito agradável, o Primeiro encontro de artistas francanos foi uma grande iniciativa para o reconhecimento dos mesmos. É importante darmos visibilidade ao potencial desses artistas, já que muitos deles sobrevivem da própria arte. Além disso, como ressaltado por Don, muitas vezes as exposições desses artistas são feitas em outras cidades e precisam estar presentes para os cidadãos francanos apreciarem a arte conterrânea.

Onde: Praça Carlos Pacheco, Rua Oscar Brasilino Santos - Franca - SP, Brasil.
Quanto: gratuito.
Quando: 17/02/2018 das 16:00 às 20:00.
Link do evento: https://www.facebook.com/events/204494913619211/

--

--