‘r/place’ — uma obra de arte coletiva

Mais de 6 milhões de usuários colocaram numa tela digital cerca de 72 milhões de pixels numa experiência que mostra o melhor e o pior da internet

Henrique Pinsdorf
Araetá
3 min readMay 15, 2022

--

Por Henrique Esser Pinsdorf

O r/place é um evento que aconteceu pela primeira vez em 2017, e teve a sua segunda edição somente após 5 anos, nos dias 1 e 3 de abril de 2022. Esse projeto foi idealizado por Josh Wardle e ganhou popularidade pelo Reddit.

A ideia é simples, uma grande tela em branco onde qualquer um pode desenhar, porém cada usuário pode adicionar um novo pixel a cada 5 a 20 minutos, formando assim um grande quadro de “pixel art” coletivo.

Imediatamente após o início do evento, grupos no Reddit, Discord e Twitch se formaram e iniciaram movimentos coordenados para fazer imagens gigantes e complexas.

Ao final, mais de 6 milhões de usuários colocaram cerca de 72 milhões de pixels

Por causa da limitação de espaço no quadro, verdadeiras guerras aconteceram no decorrer dos 3 dias de evento. Todo mundo queria deixar a sua marca nessa obra de arte digital, seja construindo um belo mosaico, ou destruindo tudo que veem pela frente.

Um dos grupos mais notáveis no quesito de destruição foi o r/void que muitas vezes tentou acabar com tudo que tinha no meio da tela colocando pixels pretos. Esse e outros grupos tinham como seu único objetivo o caos. Mas como qualquer guerra também ocorreram tratados de paz e no final os belos mosaicos tiveram mais força do que aqueles que tentavam destruir tudo.

Dia 2 do evento. Com o r/void dominando uma grande área do lado direito

As bandeiras de nações estavam entre as principais imagens aparecendo na tela. Incluindo apoio à Ucrânia por conta da guerra que ela está atualmente contra a Rússia. E é claro, o Brasil também estava presente, fazendo até mesmo uma improvável aliança com a Argentina, e criando uma bela homenagem.

Mural em homenagem ao Brasil e Argentina
Mural em homenagem à Ucrânia

Além disso, tiveram muitos memes, referências à cultura pop e fandoms, como o do BTS que em determinado momento tentou destruir a bandeira da França para fazer uma homenagem a banda de k-pop. Entre os memes mais populares estão o Giga Chad, Senhor Incrível, Among Us, e muitos outros que apareceram e desapareceram entre os milhões de pixels.

Compilado de vários memes no r/place

O r/place foi muito elogiado por criar um senso de coletividade em uma época de tanta polarização e separação no mundo e na internet. Ele ativou nas pessoas a vontade de honrar o seu país ou lutar por qualquer símbolo que entregue uma sensação de vitória e de identidade. É incrível a representação cultural que esse painel teve, países interligados, mostrando a natureza colaborativa das pessoas, mesmo nos espaços online, que criaram um mosaico não só da internet, mas do mundo como um todo.

Imagem final do r/place

Vá lá!

Onde? https://www.reddit.com/r/place/

Quando? 1 a 4 de Abril de 2022

Quanto? Gratuito

Saiba mais:

O evento ficou tão famoso e as pessoas gostaram tanto que as pessoas criaram as suas próprias versões para não ter que esperar tanto tempo para o evento. https://placeweekly.netlify.app/, nesse site estão ocorrendo eventos semanais semelhantes ao do r/place.

Timelapse 2022:

--

--