Retrato de uma jovem em chamas

por Mariana Sossolote Rosim

Mariana Rosim
Araetá
3 min readMay 31, 2020

--

As Personagens Héloïse (Esquerda) e Marianne (Direita)

O filme toma lugar na França no ano de 1760. A pintora Marianne é contratada para pintar o retrato de Héloïse, jovem que acabara de sair do convento após o trágico suicídio de sua irmã, sucedendo-a no casamento com o mesmo homem. Por ser uma noiva relutante, Marianne se disfarça de companhia, para assim aproximar-se de Héloïse, observá-la e pintá-la sem seu conhecimento. Conforme se aproximam, a atração mútua cresce e a intimidade entre elas se desenvolve, à medida que, o retrato final feito por Marianne para Héloïse é uma obra colaborativa, consensual e a confirmação de seu amor.

A obra vencedora dos prêmios Melhor Roteiro e Palma Queer do Festival de Cannes (França), dirigido e roteirizado pela francesa Céline Sciamma, que também dirigiu Tomboy (2011), permite que a sororidade e irmandade feminina se faça presente e floresça de modo orgânico, fora da esfera tradicionalista onde o longa-metragem se passa.

Héloïse

O filme, apesar de obter enfoque no romance de Marianne e Héloïse, aborda assuntos que um espectador do século XXI não espera ver em uma obra desta época, e assim, estampa e contradiz a fala ''na minha época não existia'' de maneira literal. Não apenas a obra exerce o feminismo sem alguma ilusão ou dogma, ela examina o desejo de maneira real, levando em consideração as restrições e desigualdades sofridas pelas protagonistas, mas não trata a atração como algo proibido, e resiste a abordagens melodramáticas e e conotações didáticas.

''Retrato de Uma Jovem em Chamas'' é um grande exemplo de solidariedade feminina, e material para importantes discussões presentes atualmente como feminismo, a legalização do aborto, a causa LGBTQIA+, e repensar o sistema social atual como um todo.

O que segue é uma história de amor intensa e sutil, que avalia crítica e realisticamente o contexto das mulheres e provoca uma sensação quase fantasiosa na celebração da autonomia que lhes é concedida.

O filme ainda não chegou nas plataformas de streaming do Brasil, mas podem ser encontrados na opção de aluguel ou venda no iTunes (Aluguel: 14,90 reais e compra: 44,90 reais) e no YouTube Filmes (Aluguel: 10,90 reais e compra: 44,90 reais).

Para quem tiver interesse, os links abaixo contém matérias feitas sobre a obra:

Retrato de Uma Jovem em Chamas

Classificação indicativa: 18 anos. Em Francês com legendas. Duração: 2 horas e 1 minuto.

--

--