Série "O Mecanismo"
Por Victoria Rosset Weinberger
Baseada no livro Lava Jato — O Juíz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que abalou o Brasil, a série “O Mecanismo”, lançada pela Netflix em 23 de março de 2018, adapta de forma livre as investigações da Operação que trouxe à tona o maior esquema de corrupção do Brasil: A Operação Lava Jato. A obra, produzida por José Padilha, o mesmo de Narcos e Tropa de Elite 1 e 2, é divida em oito episódios que dramatizam o início da luta contra o sistema corrupto instaurado no país.
A primeira temporada acompanha a obsessão de dois policiais federais, Marco Ruffo (Selton Mello) e sua parceira Verena Cardoni (Carol Abras), que buscam acabar com o negócio milionário de um criminoso especializado em lavagem de dinheiro. A complexa investigação passa a ganhar outras dimensões de modo que os delegados percebem que o mecanismo corrupto é muito mais profundo do que esperavam.
Apesar de José Padilha ter se inspirado em fatos reais, “O Mecanismo” é uma obra de ficção. Um exemplo é a mudança de nome dos personagens. Por mais que não utilizem os mesmos nomes da realidade, é possível identificar a quem a série está se referindo. Ibrahim é a figura do doleiro Youssef, a Petrobrás se torna Petrobrasil, a empreiteira Oderbretch é Miller & Bretch, e assim por diante.
Desde que foi lançada, a série tem gerado diversas críticas negativas, como a do ator José de Abreu que diz ter cancelado sua assinatura da Netflix como um sinal de protesto. Para a ex-presidente Dilma Rousseff a série é mentirosa e dissimulada. E acrescenta dizendo que o diretor José Padilha espalha notícias falsas a fim de destruir reputações.
Vi o seriado como uma crítica ao sistema como um todo. Em diversos momentos, a série (ou seja, a narração, que alterna entre os protagonistas), reitera que todos os partidos, a direita e a esquerda, estão igualmente envolvidos até o pescoço na corrupção.
“O Mecanismo” é um drama policial e conta com uma narração forte e com um elenco qualificado. A obra possuí uma fotografia bem feita e transita por diferentes locais do país, além de sua trilha sonora que também contribuiu para a produção. Na minha opinião, é o enredo romantizado que consegue prender a atenção dos telespectadores. Em cada episódio ocorre uma reviravolta que faz com que a produção não se mantenha linear, e sim com uma série de picos de emoções.
Acredito que o objetivo da série seja mostrar a dificuldade que é o combate à corrupção no Brasil, sistema que vai desde o encanador, como mostrado na obra, até a complexa Operação Lava Jato. Ou seja, todo o país é isso, desde os pequenos aos grandes esquemas. Portanto, se o “O Mecanismo” servir para chamar a atenção das pessoas para o problema da corrupção e o impacto da mesma sobre a sociedade, ela ja têm o seu valor.
Onde assistir: Netflix
Quanto: Assinatura mensal a partir de R$19,90
Data de lançamento: 23 de março de 2018
Até quando: Tempo indeterminado
Links relacionados: https://www.youtube.com/watch?v=80NBF4O-guM (trailer da série)