YOU

Vitoria Arantes
Araetá
Published in
2 min readApr 14, 2020

“YOU” é o um thriller psicológico da Netflix, estrelado por Penn Badgley (Joe Goldberg). A série é uma adaptação do bestseller de mesmo nome, do The New York Times, de autoria de Caroline Kepnes, que fala sobre relacionamentos abusivos e psicopatia. A trama traz o personagem Joe Goldberg como um stalker e psicopata calculista, metódico e obsessivo, mas além disso ela também o traz com um carisma. Sua devoção e obsessão pela personagem principal o faz achar que precisa defendê-la de tudo custe o que custar, sendo assim todos em volta passam a ser ameaças e nada o impede de chegar a extremos como sequestros e assassinatos.

O seriado é narrado em primeira pessoa pela voz do personagem de Penn Badgley e é extremamente intencional para o telespectador ver como funciona tudo na visão de Joe. Isso pode ser bastante perigoso se não for trago de uma maneira correta e com um aviso de gatilhos, porque pode ocorrer de pessoas romantizarem tudo o que ele faz e achar normal a maneira como ele “vê a vida”. A série mostra sim que as atitudes dele podem ter consequências, mas diante de toda a narrativa percebemos que ele não vai ser punido pelos seus atos, pelo contrário, a série até mesmo colabora para que cada vez mais a gente fique a favor ou do lado do Joe. Podemos perceber também que a série tenta normalizar os erros de Joe, fazendo o telespectador ter uma justificativa pelos atos dele.

Por fim, apesar da série ter algumas irresponsabilidades ela traz questões que precisam ser discutidas e tem uma narrativa cativante.

--

--