Sarah Koudelka

Julie Herck
Araetá
Published in
3 min readMar 29, 2018

Por Julie de Toledo Herck

Eu

Sarah Koudelka-Mason é uma artista canadense nascida na cidade de Montreal. Ela se formou em Canterbury High School em 2015 e atualmente mora em Ottawa, Canadá, onde trabalha como colorista de cenário na Mercury Filmworks, além de ser freelancer. É especializada na parte de arte conceitual, ilustração e design de personagens e publica seu trabalho por meio da plataforma digital do Instagram e, também, do Artstation, o que faz com que se torne visível para muitas pessoas de países variados.

Sarah possui um estilo estético bem distinto do de outros artistas, que pode ser facilmente identificado em suas obras. Ainda criança foi fortemente influenciada por desenhos animados, como Lilo e Stitch, e a arte do estúdio ANKAMA, (um grupo independente de criação digital focado em entreterimento), mais reconhecido pelo lançamento dos jogos digitais Dofus, em 2004, e Wakfu, em 2012.

Seu inconfundível estilo artístico se destaca principalmente pela estrutura dos corpos, a fluidez dos traços e a paleta de cores diferenciadas. Ela possui o costume de retratar o corpo humano com cinturas extremamente finas, braços fortes, mãos de proporções exageradas, além de pernas grossas, sem perder a suavidade do traço. O rosto de seus personagens é desenhado de forma arredondado, marcado com olhos grandes e expressivos, nariz fino e bocas cheias, lembrando um pouco o estilo de Betty Boop e delatando referências a artista Anna Cattish, mas conservando sua individualidade.

Esquerda e meio: imagens retiradas do instagram de Sarah Koudelka (lápis sobre papel e pintura digital, atraves do Photoshop), direita: imagem retirada do instagram de Anna Cattish (arte digital).

A partir de trabalhos realizados de maneira tradicional a lápis, a Sarah utiliza-se de 2 técnicas de coloração diferentes em suas obras: por vezes a pintura a guache e, outras vezes, a pintura digital - realizada através do programa Photoshop. A escolha de tons mais saturados e contrastantes, como rosa, azul, verde e amarelo brilhantes, proporciona um ar imaginativo para suas composições, desse modo ela adota uma combinação atrativa de cores em sua paleta.

Imagens retiradas do instagram de Sarah Koudelka. Lápis sobre papel e pintura digital por meio do Photoshop.

Sua arte me causa particular admiração por ser algo fora do comum, por assim dizer. Ela foge da tendência atual dos artistas de se basearem quase que inteiramente na estética japonesa dos animes e mangás, (sem desmerecê-los) mas que acaba por formar uma grande padronização entre eles. Sarah parte de formas conhecidas, como o corpo humano, por exemplo, e o transforma em algo fantasioso, carregado de sua forte marca estética. Além disso, as cores escolhidas causam a impressão de que seus trabalhos são fruto de sonhos, como se saíssem diretamente de um conto de fadas para o mundo real, principalmente em seus trabalhos pintados de forma digital. A arte de Sarah Koudelka é uma grande inspiração para quem procura não se prender a tendência padronizativa da arte atual.

Imagens retiradas do instagram de Sarah Koudelka. Lápis sobre papel e pintura digital.

Onde: Sua plataforma de exposição é o Instagram e o Artstation

Quanto: Para observar é inteiramente grátis e para adquirir uma commission custa 30 dólares (cerca de 100 reais), mas para outro tipo de trabalho o custo é negociável. Ela não possui uma loja virtual, mas é possivel entrar em contato diretamente com ela por meio de seus perfis no instagram e no artstation. Sim, ela responde.

Quando: qualquer horário.

Links:

--

--