‘Sem talento, sem graça, forçada’

Contando sua história no novo álbum ‘DOCE 22’, a cantora Luísa Sonza mostra uma transformação na sua carreira

Laura Santana
Araetá
5 min readNov 15, 2021

--

Por Laura Santana da Costa

O álbum que leva o título DOCE 22 foi lançado no dia 18 de julho de 2021 pela compositora e cantora brasileira Luísa Sonza e comemora o amadurecimento que ela passou após seus 22 anos. A capa do álbum demonstra uma nova Luísa, surpreendendo os fãs e a mídia, em que aparece com um visual novo para externar sua mudança interna.

Com 14 músicas (3 das quais ainda é um mistério, pois não foram lançadas) a compositora, de apenas 23 anos, lança seu segundo álbum de estúdio contando com participações especiais como Anitta, Pablo Vittar, 6BLACK, Lulu Santos, Jão e outros artistas. O lançamento da obra foi um sucesso no Brasil, contando com hits como “MODO TURBO” e “penhasco”.

Capa do álbum DOCE 22 - Luísa Sonza (2021)

Sendo o álbum mais versátil da Luísa, ele manifesta a sua dualidade, enquanto um lado trabalha o parte pop/funk do álbum, com músicas dançantes, a outra aborda músicas mais melancólicas, com melodias referentes ao estilo MPB, com letras onde mostra a vulnerabilidade e o sofrimento que a cantora enfrentou nos últimos tempos.

A mudança da Luísa já está presente na primeira música do álbum, intitulada INTERE$$EIRA , endereçada aos haters, que alegam que ela estava apenas interessada no sucesso do ex-marido, o humorista Whindersson Nunes. Na música ela aborda o sucesso que ela fez e indaga se o sucesso dela é apenas pelo ex.

Foto promocional do álbum DOCE 22

Puta, vagabunda, interesseira

Eu fazendo meu trabalho

Escutando só besteira

Sem talento, sem graça, forçada

Como é me ver com milhões, dizendo

Que eu não valia nada?

Capa do clipe MODO TURBO — Anitta, Luísa Sonza e Pablo Vittar

A obra continua com músicas pop/funk, inspirada nas canções pop dos anos 2000, como VIP *-*; MODO TURBO, que remete à antiga Luisa, na qual apenas fazia músicas para virar hits que são tocadas em baladas para as pessoas dançarem; A canção MODO TURBO, conta com um videoclipe, com uma superprodução que aborda o tema videogame, em que as cantoras possuem superpoderes que é a sua dança, lançando nova coreografia que fez sucesso em redes sociais a música se tornou uma das músicas mais tocadas no primeiro semestre de 2021.

Foto promocional do álbum DOCE 22

A faixa “MULHER DO ANO XD”, segue demonstrando a mensagem do álbum, mostrando uma mulher empoderada, com o seu corpo, desejos íntimos, e com uma carreira em ascensão, a canção aborda o lado sensual da mulher, mesmo sendo uma música totalmente dançante.

Não se emociona

Que tô sem tempo pra brincadeira, mano

Cê acha que eu tô brincando?

Acho que eu sou a mulher do ano!

A obra é dividida em momentos distintos, após as faixas dançantes sempre são seguidas pelas canções melódicas, demonstrando a necessidade da cantora em voltar para si mesma e persistir nesse caminho de dor e amadurecimento. A divisão do álbum acontece pelo “INTERlude :(“, no qual a cantora demonstra sua indignação e desapontamento pelos seus relacionamentos amorosos, ela conversa diretamente com o público o fazendo questionar a dor de amar alguém e não ser amada de volta na mesma intensidade, o álbum segue com um novo estilo, com músicas calmas e focadas na letra, ela expressa o seu novo estilo e como tudo que ela passou a machucou, com a música ‘melhor sozinha :-)-:’ todos esses sentimentos ficam expressos.

Foto promocional do clipe 'penhasco'

Em seguida a faixa "penhasco" aparece no álbum, essa música aborda a separação dela com o seu ex-esposo, ela relata todo o sofrimento em que ela passou com o término e como ela segue seu caminho hoje em dia, essa canção demonstra todo o amadurecimento que a Luísa possui e como ela se solidariza e sempre vai apoiar o seu ex, diferente do que ela faz com ela.

Eu tive que desaprender

A gostar tanto de você

Por que cê faz assim?

Não fala assim de mim

Após essa faixa segue a música ‘caos/flor***’ no qual aborda o seu último relacionamento que foi com o cantor Vitão, no qual retrata em como foi intenso o relacionamento deles, mas como também os dois juntos não davam certo; as duas últimas faixas demonstram o controle e maturidade de todo seu trabalho artístico, colocando-a em um novo patamar da música contemporânea.

Foto promocional do álbum DOCE 22

A obra DOCE 22, em sua íntegra, debate a versatilidade e a construção pessoal de Sonza após um fase difícil da sua vida. A identidade visual de toda obra foi uma surpresa para todos que a acompanham. Após meses sumida e sem utilizar redes sociais, a cantora aparece com um visual totalmente diferente, com Luísa se mostrando uma mulher mais dura e forte, externando o amadurecimento e seu processo de cura frente a todas dificuldades enfrentadas nos últimos anos. Com isso, ao lançar DOCE 22, a cantora consolidou um novo estilo e uma novo estilo artístico no mercado nacional.

SERVIÇO

O álbum está presente nas plataformas de streaming como Apple Music, Spotify ou até pelo YouTube que contempla alguns vídeos das músicas que completam ainda mais a vivência das músicas. Os valores das assinaturas podem variar, mas pelo YouTube pode ser visto gratuitamente em diversas versões.

Saiba Mais!

eu :)

--

--