‘Sobre Viver’

Criolo lança novo álbum que, como outras obras do artista, permeia temáticas invisibilizadas e de grande importância

Nicole Namie
Araetá
3 min readMay 18, 2022

--

Por Nicole Namie Cenci Tsukuda

Foi lançado no quinto dia do mês de maio o álbum “Sobre Viver” do cantor Criolo, com participações ilustres. As dez faixas presentes no disco trazem à tona questões sociais, muitas vezes, ignoradas.

Capa do álbum “Sobre Viver”, de Criolo (Foto: Helder Fruteira/ divulgação)

Da indignação e do luto surge como resposta, através da arte, maneiras de sobreviver, ou melhor, de viver. A poesia presente em suas dez faixas passa por discussões como desigualdade social, racismo, descaso social, abandono, intolerância religiosa e muito mais. A incrível forma de comunicar e fazer sentir presente nesse álbum é indescritível.

Faixas do álbum “Sobre Viver”, de Criolo (Foto: Print/Spotify)

Cada música traz consigo participações de figuras ilustres, do cenário musical brasileiro, apresentando a sua pluralidade em arte e expressão. Essa obra, feita como uma forma de denúncia e desabafo, tem em cada faixa o seu significado marcado pela luta daqueles que todos os dias são colocados de lado.

A direção de arte da obra partiu da iniciativa de deixar livre para o público a imaginação para criar e entender o que está sendo dito pelas músicas. As faixas são representadas por cores, escolhidas a partir do estudo de sua história e seus diferentes significados. Criolo deu sobrenome às cores e a suas respectivas faixas, como por exemplo a música “Yemanjá Chegou” associada a cor azul sereno.

Imagem ilustrativa das cores representantes das faixas do álbum “Sobre Viver”, de Criolo (Foto: Twitter/@criolomc)

A obra foi composta por artistas incríveis, a contribuição de cada um deles marcou o álbum de maneira única. Tropkillaz, Mayra Andrade, Milton Nascimento, Mc Hariel, Liniker, Maria Vilani e Jaques Morelenbaum, compõem brilhantemente as poesias e melodias, que juntas se transformaram em música. O álbum teve os cuidados do diretor criativo Tino Monetti, dos diretores de arte Pedro Inou e Alma Negrot, a fotografia de Helder Fruteira e a direção geral de Beatriz Berjeaut.

Entender a arte é entender o potencial que cada obra tem em te envolver. Ao ouvir o mais recente álbum do rapper, o indivíduo é convidado a se banhar nos significados presentes nas músicas. O que pode causar nos apreciadores, identificação e/ou denúncia sobre as desigualdades presentes na sociedade. No final, é sobre estar disposto a sentir a atmosfera proposta, para perceber a arte como uma poderosa ferramenta em dar voz às histórias esquecidas.

Para melhor entender quais são as sensações e como elas reverberam em cada indivíduo, é preciso reservar 39 minutos do seu tempo, para escutar e entrar nessa viagem pelo mundo do “Sobre Viver”.

VÁ LÁ!

Escute a qualquer hora, gratuitamente:

Informações sobre shows de estreia do álbum:

São Paulo — 21/05/2022:

SAIBA MAIS!

Rolling Stones Brasil entrevista Criolo sobre o álbum “Sobre Viver”:

--

--

Nicole Namie
Araetá
0 Followers
Writer for

Aos que estão constantemente perdidos, prazer Cora.