SP- ARTE/FOTO 2017

Milena Waileman Baggio

Selfie na entrada da exposição
Livreto sobre a exposição em um de seus corredores

A SP- ARTE/FOTO é uma exposição de poucos dias que reúne em dois andares do Shopping JK Iguatemi o acervo fotográfico de várias galerias brasileiras, construindo um ambiente artístico eclético e vasto ao público.

A exposição é muito bem organizada, sendo dividida por seções, designadas cada uma delas às galerias que lá expõem. No centro de cada seção, tem-se um curador ou funcionário da galeria, a fim de solucionar possíveis dúvidas sobre obras e realizar vendas.

Tais galerias levam para a feira obras de diversos artistas, brasileiros ou internacionais, renomados ou emergentes nesse mercado, construindo um acervo amplo e diversificado.

Me surpreendi muito com a diversidade da exposição. Conheci diversos fotógrafos novos e outros já a bastante tempo no meio, ampliando muito meu repertório sobre fotografia. Um fator que me desagradou foi que nem todas as obras possuíam visivelmente o nome dos artistas, às vezes apenas da galeria expositora.

Algo que também me chamou atenção foi a existência de uma diversificação nos moldes de impressão ou exposição de fotografias pelos artistas, aumentando a atmosfera contemporânea da feira. Havia, por exemplo, fotografias na ala da galeria Arte 57 que eram mescladas com telas exibindo vídeos, criando uma nova linguagem muito interessante.

1543 — IRIS HELENA; Grifos Nº I, da série Marcadores 2016; Fotografia impressa a jato de tinta sobre 400 marcadores plásticos de livros; Edição 2/3 + 2PA; 20 x 123 cm

Outro aspecto positivo da mostra é a pluralidade de temas. As fotografias tratam de paisagens urbanas, culturas específicas, moda, personalidades, arquitetura, assuntos políticos, etc.

Me chamou atenção esse quadro da Audrey Hepburn, atriz que admiro muito, o qual já havia visto não sabia o nome do fotógrafo. Pude também conhecer outras fotografias dele.

Sem título- Norman Parkinson; Mario Cohen Fine Art Photography. Aproximadamente 60 x 40 cm
Sem título- Cristina de Middel e Bruno Morais. Série de fotografias falando sobre a má alimentação e problemas políticos e ambientais. Aproximadamente 60 x 80 cm

Há também, no segundo andar da feira, um bazar recheado de livros sobre arte e fotografia, irresistível para os amantes dessa arte.

Sem título- Flávio Damm; Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, São Paulo e Rio de Janeiro. Aproximadamente 60 x 90cm

A exposição, muito bem curada pelos representantes das galerias, constrói uma atmosfera de imersão na arte perfeita para todos os gostos e preferências, mostrando dignamente o mundo da fotografia a apreciadores e curiosos.

Bettina Rheims; Terry pour Christian Lacroix; Paris, 1987; 1/3; Galeria Mario Cohen Fine Art Photography, São Paulo. Aproximadamente 100 x 120 cm
Sem título. Artista da Galeria Inox, Rio de Janeiro. Aproximadamente 60 x 50 cm

-SERVIÇOS DA EXPOSIÇÃO-

Quanto: entrada gratuita

Quando: Quinta a sábado, 24 a 26 de agosto: 14h–21h
Domingo, 27 de agosto: 14h–20h

Onde: Shopping JK Iguatemi, 3º piso
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo, Brasil

Até quando: 27 de agosto de 2017

Links relacionados: http://www.sp-arte.com/foto/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.