Steven Universe — Change Your Mind

Por Juliana Baptistella Lazzarini

Juliana Lazzarini
Araetá
5 min readApr 22, 2019

--

Imagem promocional para o lançamento da série, que inclui o protagonista e as “deuteragonistas”

Steven Universe é uma série de animação do Cartoon Network criada por Rebecca Sugar que estreou em 21 de Maio de 2013, e que em 21 de Janeiro de 2019 concluiu sua quinta temporada com o episódio Change Your Mind.

A série acompanha a história de Steven Universe, um menino metade humano e metade “gem”, uma raça alienígena humanóide que é composta de pedras preciosas personificadas. Ele e suas amigas Garnet, Amethyst e Pearl, que são gems fugidas de seu planeta natal, lutam contra ameaças ao planeta terra, como gems corrompidas, o amalgama de pedaços de gem no centro da terra, a autoridade Diamond…

A Autoridade Diamond

E é justamente a autoridade Diamond a antagonista do episódio Change Your Mind. O planeta natal das gems é governado por uma ditadura de diamantes, a Blue Diamond, Yellow Diamond, White Diamond e a já falecida Pink Diamond, mãe do Steven, que abriu mão de sua forma física para dar a luz ao seu filho. As Diamonds são cruéis e autoritárias, com rígidas regras e políticas de dominação galáctica, colonizando e destruindo todos os planetas que encontram.

Muito tempo atrás, Pink Diamond forjou sua morte e assumiu a identidade de Rose Quartz, líder das Crystal Gems, uma resistência à autoridade Diamond localizada na terra. Desde então, As Crystal Gems estiveram em conflito com as Diamonds.

As atuais Crystal Gems (o grupo aumenta e diminui com o decorrer dos eventos)
A nave da White Diamond, que é onde ela reside. A nave é uma representação de sua cabeça e busto. White fica dentro de sua cabeça na nave, metáfora para como ela figurativamente não sai de dentro da sua cabeça.

No episódio Change Your Mind, Steven e as Crystal Gems, que estão no Homeworld (o planeta original das gems) têm de convencer White Diamond, a cabeça do Império Diamond, a ceder de seu regime duro, flexibilizando regras e livrando gems de seu sofrimento, o que envolve a reabilitação de gems corrompidas (ou seja, com suas mentes quebradas pelo poder das Diamonds) na Terra. Para fazer isso, eles precisarão levar Blue, Yellow e White para o seu lado, entrando na cabeça delas (figurativamente e, no caso de White, literalmente) para conseguir fazê-las mudarem de ideia em relação a conceitos que tinham como imutáveis.

Homeworld, o planeta das gems

Tendo tudo isso em mente, parece incompatível todo esse conflito se resolver em um episódio de apenas 40 minutos. Claro, também deve-se levar em consideração os outros episódios do arco em que as Crystal Gems vão para o Homeworld, mas a maior resolução de conflitos definitivamente está em Change Your Mind e isso me pareceu apressado. Steven convence Blue a soltá-lo (o menino estava preso por ações feitas num episódio passado) como que num passe de mágica, e Steven e Blue levam Yellow para o seu lado, de forma semelhante, quase que magicamente. Em toda essa pressa, personagens são deixados de lado e parecem que estão lá apenas por estar. O episódio também parece estar cumprindo os desejos dos fãs como se possuísse uma checklist, passando por tópicos que os fãs desejavam ver no seriado brevemente, como que só para cumprir uma tarefa, o que me parece outra consequência da pressa do episódio.

No entanto, devo admitir que eu amei Change Your Mind. O episódio, apesar de apressado, me pareceu muito bem estruturado. Senti que ele amarrou todas as pontas soltas do seriado num belo laço, sendo uma ótima conclusão de temporada. Ele resolve, na minha opinião, lindamente o conflito das Diamonds — pela conversa. Muitos fãs levantam um válido ponto, o de que não se derrota um governo análogo ao Fascista de forma pacífica, e que mostrar isso a crianças em um desenho é problemático. No entanto, eu discordo desse argumento. Eu acredito que a mensagem de amor que Steven Universe leva consigo é importantíssima, especialmente para crianças. Ele mostra para pessoas numa fase tão impressionável de suas vidas que não se deve ceder ao ódio, e que o diálogo é poderoso. Isso, para mim, é lindo.

Steven tocando “Peace and Love on the Planet Earth”

Change Your Mind, ao meu ver, carrega consigo todo o espírito de Steven Universe — Paz e Amor. Mas não uma Paz e Amor ingênua, e sim uma consciente. Por exemplo, Steven em nenhum momento cede às Diamonds. Ele sempre se rebelou contra seu governo maligno. Porém, ao invés de vencê-las no punho, venceu diplomaticamente. O episódio leva a série por um caminho totalmente condizente com o que foi expressado durante suas cinco temporadas, e acredito que é uma satisfatória conclusão ao arco de rebeldia contra as Diamonds que se estendeu durante a série inteira.

Change Your Mind termina com uma música de mesmo nome cantada por Steven e direcionada a White Diamond, que diz: “Eu não preciso do seu respeito, eu me respeito. Eu não preciso do seu amor, eu me amo. Mas eu quero que você saiba que pode me conhecer, se mudar de ideia”. Essa música sintetiza com maestria a ideia do episódio — Steven não é ingênuo, e não acredita que tudo é um mar de rosas. Mas está aberto para o diálogo e para o amor.

Steven tocando “Change Your Mind”

Serviço:

Onde: Algumas temporadas de Steven Universe então no Netflix. Change Your Mind por enquanto não está no Netflix, mas passa no canal Cartoon Network.

Quanto: Indefinido (depende de sua assinatura de televisão

Quando: Indefinido (a Cartoon Network varia seus horários de exibição de Change Your Mind

Até Quando: Indefinido (até quando a Cartoon Network estiver passando/quando estiver disponível no Netflix)

Links Relacionados: Netflix (Link da Netflix)

Eu!

--

--