Steven Universe Future

Eis aqui o futuro a brilhar

Eduardo Dualibi
Araetá
4 min readApr 22, 2020

--

Por: Eduardo Funicello Dualibi

Um dos frames da abertura de "Steven Universe Future"

Introdução

No dia 21 de maio de 2013 estreia a série animada Steven Universe, criada por Rebecca Sugar. A série conta a história de Steven Universe, filho de um humano com uma espécie alienígena, uma "gem"*, que abdicou de sua existência para que Steven nascesse. Steven vive muitas aventuras acompanhado das seguidoras de sua mãe, descobrindo o passado dela, a história das gems, e, principalmente, aprendendo sobre si mesmo. A série cativou muitos fãs ao longo de sua duração e consegui abordar temas como morte, papel de gênero, feminismo e as causas LGBTQ+ em uma animação cujo público alvo é o Infanto-juvenil.

*Para explicar sobre as gems, foram feitos pequenos curtas chamados "The Classroom Gems". https://youtu.be/-DQefBnDnFo — Esse primeiro curta explica o que são as gems, os próximos explicam como uma gem é formada e a fusão entre gems, uma várias habilidades que elas possuem.

O último episódio da série foi ao ar no dia 21 de janeiro de 2019, mas os fãs não estavam decepcionados, pois Rebecca já havia confirmado que haveria um filme de "Steven Universe", e, sete meses depois, no dia 2 de setembro do mesmo ano, o filme "Steven Universe: The Movie" foi exibido no Cartoon Network. O filme situava-se, cronologicamente, dois anos após os últimos eventos da série e Steven precisa novamente salvar o mundo da destruição. Assim se encerrava o arco de Steven Universe. Ou era o que pensavam os fãs, até que uma nova série é anunciada: "Steven Universe Future".

Um dos frames iniciais da abertura apresentando algumas das gems, além de dois humanos (Connie — Garota de blusa branca e cabelo castanho— e Lars — Garoto rosado de casaco marrom e cabelo rosa claro)

A série

O primeiro episódio dessa nova série foi ao ar no dia 7 de dezembro de 2019. A história se passa após o filme e apresenta Steven, agora crescido, ajudando outras gems a encontrarem um novo propósito a suas vidas, em contraponto com ele mesmo que se encontra sem propósito e frustrado com essa nova vida.

Outro frame da abertura, mostrando as personagens principais correndo pelo cenário

Comparada à série original, poucas mudanças foram feitas. As cores, o estilo de animação e o design dos personagens (com exceção de Steven e Greg, pai de Steven) se mantém os mesmos. A maior diferença que os fãs vão notar é a redução do número de músicas. Em Steven Universe, em quase todos os episódios alguém cantava, e grande parte dos fãs da série ficava encantada com as canções que eram apresentadas, pois mostravam muito da personalidade e dos sentimentos da personagem que estava cantando, além de serem muito bem compostas. Já em Steven Universe Future, a maioria dos episódios não apresentam uma música nesse estilo, mas o próprio tom da narrativa não abre muito espaço para uma.

Outro frame da abertura, apresentando alguns dos desafios que ele vai enfrentar na série.

O que leva à segunda mudança: os temas. Steven Universe sempre tratou de alguns temas mais polêmicos para um público infanto-juvenil, como os expostos na introdução, mas a chave que Rebecca encontrou para exibir esse conteúdo foi incorporá-lo de forma quase imperceptível e natural na história, sem apresentar explicitamente para a audiência, mas ainda presente e nunca escondida. Rebecca explora nessa nova série, além dos temas da série anterior, o tema dos distúrbios de saúde mental de forma mais direta.

Steven, em suas aventuras, viveu vários momentos traumáticos e estressantes. Com apenas 14 anos de idade ele vivenciou sua quase morte, viu várias cópias de si mesmo virarem poeira, viu muitas gems "morrerem", além de sofrer com o peso de salvar o mundo todo de uma raça alienígena conquistadora de planetas muito poderosa. Esses eventos são tratados de forma mais branda em "Steven Universe", assim como em outras séries de aventura, mas em "Steven Universe Future", Rebecca trata de forma mais realista os efeitos decorrentes desses eventos na vida de Steven Universe. Esse realismo que ela se utiliza fez com que muitos fãs se identificassem com o protagonista em um nível pessoal. Mesmo sem terem vivido o que Steven viveu, o que ele sente por conta do que aconteceu e a forma como ele lida é muito similar ao que muitos já passaram ou ainda passam.

Desde o começo, o show sempre trouxe essa identificação dos fãs, pois os diálogos, os relacionamentos, os sentimentos e pensamentos das personagens eram sempre muito humanos, mas Rebecca novamente surpreende a todos, tornando Steven Universe Future ainda mais humano. A série pode ter acabado, mas o impacto que ela teve em sua audiência ficará marcado.

Onde posso assistir?

A série Steven Universe pode ser assistida no Cartoon Network, das 2:00 às 3:00 de terça a sábado, ou às 22:00 de segunda. Já Steven Universe Future não aparece na programação do Cartoon Network, mas é possível encontrar os episódios no YouTube gratuitamente.

Saiba Mais

Abertura de “Steven Universe Future” em inglês.
Abertura de “Steven Universe Future” em português.
Todos os curtas de “Steven Universe” em inglês do canal do Cartoon Network britânico.
Tributo feito por fãs e pela equipe de Steven Universe para comemorar o fim do show.
Foto do autor

--

--