‘Super Mario bros. O Filme (2023)’

O jeito certo de utilizar da nostalgia

Larissa Penna
3 min readMay 25, 2023

Mario (dublado por Chris Pratt) e seu irmão Luigi (Charlie Day) são encanadores que vivem em Nova York. Muito empenhados em seu trabalho, eles resolvem investigar um grande vazamento nos bueiros que está alagando a cidade. Sua inspeção os leva até um grande cano verde dentro dos esgotos que os transporta para o Reino dos Cogumelos, um outro mundo repleto de magia e reinado pela princesa Peach (Anya Taylor-Joy), a única outra humana ali. Juntos, eles devem derrotar Bowser (Jack Black), uma grande tartaruga com dentes e garras afiados que deseja casar-se com Peach e reinar todo o mundo mágico.

Pôster de Super Mario Bros. O Filme (2023)

A primeira aparição do personagem Mario foi em um jogo de Donkey Kong de 1981, da desenvolvedora de jogos Nintendo, em que o macaco gigante jogava barris explosivos no pequeno encanador para que ele caísse e perdesse a partida. Quatro anos depois, em 1985, Mario ganha seu primeiro jogo, Super Mario Bros. Ele e seu irmão continuam fazendo sucesso e estrelando mais de 200 jogos lançados, e agora chegaram às telas de cinema.

A franquia Super Mario fez parte da infância, adolescência e até da fase adulta de muitas pessoas. Com seus jogos vendendo milhões de cópias cada, é difícil conhecer alguém que nunca tenha jogado pelo menos uma vez. Me lembro de jogar Super Mario Bros. no Nintendo 64 da minha mãe quando tinha 5 ou 6 anos, pulando de plataforma em plataforma e morrendo porque eu não tinha coordenação motora nenhuma nessa idade. Foi minha primeira experiência com um dos jogos do pequeno encanador, mas certamente não a última. Até hoje ainda ganho de qualquer um no Mario Kart.

Imagem do jogo Super Mario Bros. de 1985, o primeiro jogo do personagem Mario.

A magia de Super Mario Bros. O Filme está nos pequenos detalhes. Para as crianças pequenas que foram assistir no cinema, a trilha sonora, os personagens secundários e as minúcias do cenário passaram desapercebidas, mas para o público mais velho que cresceu ouvindo a clássica música de abertura dos jogos e quebrando blocos com pontos de interrogação, cada particularidade importa. A mudança para a trilha sonora específica de cada mapa dos jogos, as pequenas criaturas andando pelo cenário enquanto a ação principal acontece na frente e as aparições de personagens e mecânicas queridos dos jogos antigos e recentes da franquia aquecem o coração dos fãs mais “experientes”, dos 20 anos para cima.

O lado nostálgico do filme não tira dele o sentimento de novidade que é tão precioso ao se assistir um filme novo no cinema. Apesar de ter seus momentos de memória aos jogos antigos, Super Mario Bros. O Filme traz também o entusiasmo de algo novo que talvez possa interessar as novas gerações do mesmo jeito que fez comigo e com milhares de outras pessoas pelo mundo. A obra tem algo para todos os espectadores, fãs ou não.

Onde assistir: O filme está disponível em streaming na Amazon prime Video, e a assinatura é de R$9,92/mês.

Larissa Penna (19), estudante de animação na FAAP

ZHU 2023.1

--

--