João Pedro Loes
“Echo” é uma música de rap/hip-hop produzida pelo rapper Swizz Beatz (Kasseem Dean) e interpretada pelo rapper Nas (Nasir Jones). A música número 6 do álbum “Poison” lançado no final de 2018 é baseada numa mistura entre o ritmo de um funk americano lançado em 1974 intitulado “Echoes on my mind” pela banda The New Birth e as letras secas porem poéticas de Nas. O resultado é uma combinação que remete aos raps do final dos anos 1980 e início dos 1990, momento em que iniciou sua carreira.
Ao dissecar a música e sua letra encontramos uma reflexão do passado, uma crítica ao presente e uma mensagem para o futuro. Mas recorda uma infância difícil crescendo no conjunto habitacional de queensbridge em Long Island, nesta lembrança ele disserta sobre a violência e pobreza que o rodeava, como casos de abuso doméstico que terminaram em assassinato e o medo de ter sua casa assaltada quando sua mãe tanto trabalhava para lhe sustentar.
Esta travessia pela memória juvenil do cantor não é toda negativa, no entanto, as músicas, roupas, carros e tipos de pessoas que andavam pela cidade são lembradas com um toque de nostalgia. Ele não deixa de ressaltar sua importância na história do rap e deixa uma mensagem para a nova geração não se preocupar com a ilusão da fama.
Em seu verso final ele comenta também sobre como não se pode deixar as queidentidades étnicas impeçam de se criar uma identidade coletiva. Por último ele ataca grupos como o ISIS (estado islâmico) que deturpam religião e nomes de deuses para justificarem seus atos de violência e crueldade.
Echo em minha interpretação é a revisão moderna do rap clássico que ficou popular no final do século XX, uma fusão das músicas tradicionais da cultura negra americana como o funk, o jazz e o soul e de uma prosa crítica da realidade das classes baixas e marginalizadas. Para tal o produtor Swizz Beats resgatou um dos cantores mais populares da costa leste americana da época e o ajudou a escrever uma letra que pudesse causar identificação com todas as gerações do rap até agora.
- Álbum:Poison
- Produtores: J.Cole e Swizz Beats
- Lançamento: Novembro de 2018
- Direitos autorais: (C) 2018 Epic Records, a division of Sony Music Entertainment/Swizz Beatz Productions, Inc.