Tarsila Do Amaral

Marcela Tortorella Mesquita

Marcela Mesquita
Araetá
Published in
3 min readJun 6, 2019

--

Tarsila Do Amaral, nascida em 1886, foi uma das artistas mais renomadas e reconhecidas no Brasil. Em sua época, não era comum pessoas irem estudar fora de seu país de origem, mas Tarsila foi estudar na Espanha e anos mais tarde na França.

Em 1920, estudou arte na França, ficando lá por dois anos. Durante sua estadia, Tarsila recebia notícias do que acontecia no Brasil, já que Anita Malfatti, outra artista famosa, era sua amiga, e elas trocavam cartas para se comunicarem.,

Em meio a tudo isso, em fevereiro de 1922, em São Paulo, aconteceu a Semana da Arte Moderna — período conhecido por ter marcado o início do modernismo no Brasil. Esse período marcou a inovação dos meios de pinturas e poesias. Neste, estavam presentes artistas famosos como: Mario de Andrade, Plinio Salgado, Di Cavalcanti entre outros.

Tarsila voltou da Europa em junho de 1922, portanto, naquela semana de 11 a 18 de fevereiro ela não estava aqui. Mas, quando retornou, Anita a incluiu no grupo dos modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia — conhecido como grupo dos cinco.

Em 1973 Tarsila faleceu, mas deixou grande contribuição para a arte moderna do Brasil, com suas obras que representam muito da cultura brasileira. Tal que suas obras ficaram muito conhecidas em virtude de sua criatividade, inovação e das características marcantes.

Dado seu grande talento e da apreciação das pessoas por sua arte, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) juntou as obras de Tarsila do Amaral, no qual ficarão expostas até o dia 28 de julho de 2019.

Vale lembrar que o MASP se localiza na Avenida Paulista. As terça feiras a entrada é grátis, nos demais dias da semana custa R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia entrada.

Escolhi fazer minha crítica de arte em cima dessa exposição, pelo apreço que tenho por essa artista, uma grande admiração pelas técnicas por ela utilizada em suas pinturas. Além do que, estudar o modernismo foi algo muito marcante para mim pois, gostei muito do modo como os artistas desse movimento pensavam e expressavam seus sentimentos.

A exposição mostra aproximadamente 90 obras de Tarsila do Amaral — desde os quadros menos conhecidos até os mais famosos, dentre eles o Abaporu, A Negra, Operários, A Cuca.

Abaporu (Tamanho 85X72 — óleo sob tela) — 1928.

As obras de Tarsila têm uma característica muito marcante, pois ela sempre procurou retratar cenas de seu cotidiano, tais como: os escravos e as fazendas. Além de que, ela foi muito criativa e inovadora, para a época que vivia, então, suas obras possuem uma personalidade muito forte.

Vale a pena enfatizar os diversos autorretratos que a artista fez em diversos momentos de sua vida.

É interessante, depois de ter estudado os movimentos que ela participou, ter a oportunidade de ver estas obras ao vivo.

Algumas obras da Tarsila expostas no MASP — Em sentido horário: Operários (150X205–1933), A Cuca (73X100–1924), Manacá (76X63,5–1927) e Floresta (63,9X76,2–1929) — todas sendo óleo sob tela.

Para mim, foi muito importante essa visita, pois serviu também para eu aprofundar meu conhecimento no mundo artístico. Além de ter marcante saber mais sobre a história de uma mulher extremamente incrível no meio da arte.

Aos apreciadores da arte , recomendo fortemente a visita. São obras incríveis com um fundo leve e agradável de apreciar. O que lá está exposto, representa uma amostra do que pode ser visto em museus ao redor do mundo (Saint Petersburgo, Buenos Aires) , ou daqueles apreciadores agraciados que possuem obras da artista em coleções particulares.

Para mais informações, sobre a exposição e o museu:

https://masp.org.br/exposicoes/tarsila-popular

uma fotinho com uma das obras :)

Turma: 3BPM

Tag: 3BPM20191

--

--