Tarsila Popular

Renata Restaino Esper
Araetá
Published in
3 min readJun 3, 2019

Renata Restaino Esper

Tarsila Popular é uma exposição da pintora brasileira Tarsila do Amaral, representante do modernismo, em suas obras tinha como objetivo fazer uma combinação entre as novas informações e a tradição advindas da arte europeia e o caldo cultural brasileiro. A artista veio de uma família muito rica de fazendeiros do interior de São Paulo na cidade de Capivari, e desenvolveu grande parte de seu trabalho em Paris.

A exposição reuniu 92 obras que estavam espalhadas pelo mundo, e também de colecionadores particulares. O foco em sua exposição é o “popular”. O popular está associado à arte ou identidade nacional e a invenção ou construção de uma brasilidade. “Sou profundamente brasileira e vou estudar o gosto e a arte dos nossos caipiras. Espero, no interior, aprender com os que ainda não foram corrompidos pelas academias”. (Tarsila do Amaral).

Em Tarsila, o popular se apresenta por meio das paisagens do interior ou do subúrbio, da fazenda ou da favela, povoadas por indígenas ou negros, personagens de lendas e mitos, repletas de animais e plantas, reais ou fantásticos. Mas a paleta de Tarsila (que serve de inspiração para as cores da expografia) também é popular: “azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante”. Tarsila misturava cores que para os padrões da época eram inaceitáveis.

Garimpeiros (1938), óleo sobre tela, de Tarsila do Amaral REPRODUÇÃO/BANCO CENTRAL

Após conhecer e se casar com o Oswald de Andrade se interessou mais por essa representação da cultura brasileira e as influências das vanguardas europeias. Em suas obras é nítida a presença do movimento antropofágico com intuito de afastar os temas abordados na arte europeia e inventar uma estética típica Brasileira. “Utiliza-se o efeito metafórico de deglutição do ato de comer a cultura estrangeira e regurgitar a nova cultura”.

Abaporu(1928) Óleo sobre tela, de Tarsila do Amaral

A obra abaporu é uma das obras mais conhecidas da artista, e ao ver a diferença de proporção do corpo do personagem na obra, me questionei qual foi o objetivo de Tarsila em retratar o corpo humano dessa forma, quando descobri o propósito, achei muito interessante o reflexo da sociedade abordado . Os braços e os pés está muito maior que o corpo todo, e isso significa o trabalho braçal do povo brasileiro e a cabeça está menor diante o corpo todo, indica a falta de pensamento crítico da sociedade. Além das cores que representam a bandeira do Brasil, o cacto e sol que faz alusão ao nordeste.

Achei muito interessante o modo como ela retrata a realidade, e essa crítica social, além de retratar o povo brasileiro, também faz autorretratos dela mesmo, então todas essas críticas do interno e do externo que a artista faz em suas obras é algo que me chama muito atenção e me identifico muito.

Exposição será do dia 5/4 até dia 28/7 de 2019

Horário de funcionamento:

(Horários ampliados até o final de Tarsila popular)

Ter: 10h-20h (bilheteria até 19h30)

Qua-sex: 10h-19h (bilheteria até 18h30)

Sáb-dom: 10h-20h (bilheteria até 19h30)

Segunda fechado

Para comprar o ingresso, o visitante deve selecionar o horário de entrada para visitação de sua preferência.

https://masp.org.br/exposicoes/tarsila-popular

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
ASSIS CHATEAUBRIAND

AV PAULISTA, 1578
01310–200 SÃO PAULO-BRASIL
+55 11 3149 5959

--

--