Temporada OSESP: OSESP 60 — Thomson e Steuerman

eduardo matos
Sep 2, 2018 · 2 min read

Por Eduardo Jorge da Cunha Matos

A Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo denominada “Natureza dos Sons” contempla composições do repertório tradicional até o pouco conhecido.

Sala São Paulo

Nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro, aconteceu um dos quatro programas da OSESP 60 (apresentações curtas, sem intervalos, seguidas de uma conversa entre o solista, maestro e público) com o regente britânico Neil Thomson e o solista brasileiro Jean-Louis Steuerman. O programa consiste na apresentação do concerto nº 24 para pianao em Dó menor, KV 491 (31 minutos) e na sinfonia nº 8 em Fá maior, Op. 93 de Ludwig Van Bethoven.

O concerto de Mozart e a sinfonia de Beethoven contrapõem-se em seus aspectos. O concerto de Mozart tem um caráter misterioso e dramático que te faz prender a respiração nos momentos de clímax. Por outro lado a sinfonia de Beethoven é leve e bem-humorada te dando a sensação de caminhar por um jardim de rosas em um domingo a tarde. As obras foram tão bem tocadas que é impossível desviar a atenção um segundo sequer. A capacidade da música clássica em prender a atenção e ao mesmo tempo fazer transcender é algo surreal, ainda mais com obras tão icônicas como o concerto nº 24 de Mozart.

Além disso, o ambiente da Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concertos do mundo, somada à maestria do regente, do solista e à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, contribuíram para uma das melhores experiências artísticas que já vivi.

Infelizmente, esse ano não acontecerá novamente esse mesmo evento. Porém, a temporada 2018 da OSESP tem concertos todos os finais de semana.

Onde: Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, nº 16

Quanto: Ingressos variam de 55 até 200 reais. Estudantes tem passe livre, basta cadastrar-se no site da OSESP.

Quando: Quintas, Sextas às 20h30 e Sábados 16h30

Até quando: Dezembro de 2018

Links relacionados: http://www.osesp.art.br/concertoseingressos/programacao.aspx

Crítica de Eduardo Matos

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

eduardo matos

Written by

Araetá

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade