The Florida Project

Matheus Bosco
Araetá
Published in
3 min readMar 17, 2018

Por Matheus Bosco

Em meio a grandes produções Hollywoodianas, a extensa lista de filmes do Oscar contou com um convidado especial: The Florida Project.

O filme conta a história de Moonee, uma criança durante as férias de verão, no calor da Flórida. A menina vive em um quarto de hotel, acompanhada por sua mãe Halley, jovem, problemática e desempregada, mas com um amor incondicional por sua filha. A figura paterna, que está constantemente de olho na dupla, é Bobby, administrador do hotel.

Brooklynn e Bria durante a gravação do filme

Conhecido por em 2015 dirigir um longa metragem inteiramente gravado com um Iphone, Sean Baker dirige seu novo filme com um orçamento de 2 milhões de dólares (ainda pequeno comparado com grandes produções norte-americanas), sem abandonar sua paixão pelo cinema de guerrrilha. Poucos sabem, mas a cena final do filme foi gravada sem autorização, dentro de um parque da Disney.

Moonee e sua amiga correndo no estacionamento do hotel

Em sua nova obra, Sean faz todas as áreas de seu filme caminharem em harmonia. A direção de arte se destaca, o contraste de cores e as paletas escolhidas para os personagens cria uma harmonia e uma identidade própria para o filme. Acompanhado por uma fotografia que, ao mesmo tempo que procura uma proximidade das crianças e te coloca vivendo dentro do hotel, busca também distancia-las, mostrando a imensidão do mundo e dos problemas que as cercam.

O filme, porém, não seria nada sem o grande elenco montado. Willem Defoe (Bobby) acabou sendo o mais aclamado, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, o ator faz um dos grandes personagens de sua vida. Porém, quem rouba a cena é Brooklynn Prince, atriz de apenas 7 anos que já coleciona 11 prêmios e 15 nomeações em diferentes festivais, por sua incrível interpretação de Moonee. Seria injusto não mencionar também sua mãe, Bria Vinaite, que consegue transmitir ao público o sofrimento e a gana de uma grande mãe, apesar dos diversos problemas financeiros. O elenco de apoio também funciona muito bem, tanto as crianças, quanto os outros moradores do hotel.

Willem Defoe em The Florida Project: sua atuação lhe rendeu uma nomeação ao Oscar de melhor ator coadjuvante

Gostei muito do filme não apenas por sua grandeza estética, The Florida Project se engrandece no tema que aborda. Milhares de pessoas do mundo todo vão a Disney todo ano, brincam, se divertem, voltam a sua infância, ao mundo da fantasia, gastam uma grande quantidade de dinheiro para se hospedar e entrar nos parques. O filme retrata o subúrbio desse cenário, as diversas famílias que estão muito perto de tudo aquilo, mas que ao mesmo tempo estão muito longe. Dificuldades financeiras, falta de moradia, de apoio e que muitas vezes recorrem aos próprios turistas para sobreviver, tentando extrair alguns poucos dólares que os ajudarão a sobreviver.

Moonee correndo de sua mãe Halley

Onde: Espaço de Cinema Itaú Augusta e Reserva Cultural

Quanto: R$14,50/R$29,00

Quando: Espaço Itaú Augusta - 14h10, 21h40; Reserva Cultural - 13h

Até Quando: Filme está em cartaz por tempo indeterminado

Links Relacionados:

Trailer oficial — https://www.youtube.com/watch?v=WwQ-NH1rRT4

Entrevista com o elenco e diretor — https://www.youtube.com/watch?v=lh9vpqcIczI

Crítica Adoro Cinema — http://www.adorocinema.com/filmes/filme-246882/criticas-adorocinema/

Selfie

--

--