The Midnight Gospel

por Angelina Bittencourt

Angelina Bittencourt
Araetá
4 min readMay 5, 2020

--

Pôster oficial da série The Midnight Gospel (Foto: Divulgação)

Midnight Gospel é umas das séries de animação mais ousadas e peculiares lançada pelo serviço de streaming Netflix, no dia 20 de abril desse ano. A série produzida pelo mesmo criador de Hora de Aventura, Pendleton Ward traz inicialmente com o trailer animações colorida e psicodélicas, além de diálogos aparentemente sem sentido. E com oito episódios, de 25 minutos aproximadamente, muito adulto que correu para assistir foi pego de surpresa pela carga emocional, sentimental e reflexiva do programa.

O desenho é protagonizado por Clancy, que com ajuda de um simulador de universos, viaja para planetas surreais com diferentes formas e criaturas, a fim de achar seres interessados em darem uma entrevista para seu spacecast (um podcast transmitido no espaço) chamado The Midnight Gospel. Os episódios não deixam de seguir um certo padrão em que Clancy visita um novo planeta, tomando forma de variadas criaturas, e conhece o entrevistado que o guia até o final do episódio em uma jornada. Ao decorrer do episódio o protagonista e o entrevistado devem superar inúmeros obstáculos em suas aventuras absurdas, mas também enquanto refletem com uma naturalidade sobre temas não convencionais.

Ambas imagens são cenas da série The Midnight Gospel (Fotos: Reprodução/Netflix)

The Midnight Gospel além de carregar o nome de Pendleton Ward, não teria acontecido sem a mente de Duncan Trussell. O ator e comediante norte-americano, além de ser o dublador do protagonista e escrever os roteiros com Ward, tem um podcast que da origem a série. No Duncan Trussel Family Hour, ele entrevista pessoas com histórias interessantes para contar que dão caminho a uma profunda reflexão.

Imagem da série The Midnight Gospel (Foto: Reprodução/Netflix)

A naturalidade dos diálogos vistos nos episódios são trechos das próprias conversas entre Trussell e os convidados, sendo algumas falas gravadas separadamente para uma melhor coerência na narrativa. Notar em momentos em que os personagens “confundem” o nome Clancy o chamado de Duncan. Foi a partir das reais entrevistas que a equipe desenvolveu as histórias contadas em cada um dos episódios (universo, personagem e conversa).

Imagem da série The Midnight Gospel (Foto: Reprodução/Netflix)

A abordagem totalmente diferente de The Midnight Gospel, nos obriga a estar com uma cabeça aberta, disposto a mergulhar profundamente em questões delicadas e assustadoras sobre a existência humana. A série proporcionou para mim um grande “chacoalhão” na mente com reflexões de como levamos e acreditamos em diferentes aspectos da vida, ao mesmo tempo que me deixou imóvel e perplexa por alguns instantes. Os mundos pelos quais o protagonista viaja são uma grande explosão de cores, personalidades e formas que nos fazem viajar com Clancy dificultando a compreensão dos diálogos. Então a fim de assimilar a mensagem de cada episódio, o conjunto dos profundos diálogos e das imagens fora da realidade, acho necessário assistir mais de uma vez cada episódio.

Ambas imagens são cenas dos episódios de The Midnight Gospel (Foto: Reprodução/Netflix)

Clancy nos aguarda, para mergulhar conosco nessa nova fase de imersão em nós mesmos.

Onde? Netflix

Quanto? Mensalidade Netflix, que varia de R$ 21,90 a R$45,90

Quando? Quando quiser, e quantas vezes achar necessário

EU

--

--