‘The power of the Doctor’— O encontro do novo com o velho

A despedida emocionante de Jodie Whittaker em um papel que marcou sua vida

Gligabomduarte
Araetá
4 min readNov 14, 2022

--

Por Gabriel Ligabo Mazão Duarte

Para o centésimo aniversário da BBC, foi encomendado o último episódio da nova temporada de Doctor Who, uma série que conta a história de um alienígena que viaja no tempo dentro de sua cabine telefônica pelo universo, trazendo a última aparição da atriz Jodie Whittaker no papel de Doutora. O episódio foi ao ar dia 23 de outubro de 2022, com a duração de 1 hora e 28 minutos. Whittaker foi uma grande doutora para sua era, mas acabou sofrendo por conta de seu showrunner, Chris Chibnall, que acabou por tomar muitas decisões que desagradaram os whovians (pessoas que são fãs de Doctor Who) mas em seu último episódio ambos entregaram tudo de si para fazer a melhor despedida de uma personagem que se dedicaram tanto.

Imagem promocional de “Power of the Doctor”

Com um enredo envolvente e com personagens já bem desenvolvidos desta a era da série , Chibnall decide revisitar o passado, trazendo personagens antigos queridos dos fãs para trazer a nostalgia da série clássica. A história gira em torno da despedida dessa fase da série, tudo tem um peso maior que nos episódios anteriores, tendo uma despedida do Dan que ficou na T.A.R.D.I.S ,durante pouco tempo, logo no início do episódio. Após esse acontecimento temos a mensagem da Kate, uma antiga aliada do Doutor, e um encontro envolto de emoção e melancolia com o Doutor encontrando as companheiras das antigas versões de si mesmo, lembrando e vendo como elas se viraram depois de tanto tempo sem se encontrarem. Trazendo de volta velhos inimigos da série clássica para desenvolver a trama do Mestre, junto com os Daleks e Cybermen, todos vilões clássicos do Doutor Who, para no final a Doutora arruinar os planos dos vilões de tomarem a Terra e logo depois se regenerar, algo que parecido com uma morte, para dar espaço para o próximo Doutor. Sem mencionar a aparição dos antigos Doutores na trama que a torna ainda mais emocionante.

A Doutora (Jodie Whittaker) ao lado das antigas companheiras Janet Fielding e Sophie Aldred

O episódio é consistente e coeso para os novos fãs e os mais antigos, expondo um arco que se conclui mas deixando um cliffhanger (ponta solta) para a próxima temporada . Mostrando ser uma carta de amor para os fãs e instiga questões que só serão respondidas quando sair o próximo especial, do David Tennant já confirmado como o 14.º Doutor, que vai ao ar somente ano que vem dando tempo para os fãs ficarem de luto pela saída de Jodie e teorizar o futuro da serie.

A Doutora(Jodie Whittaker) em seu momento final ao lado de Yasmin Khan (Mandip Gill)

Na minha opinião, o final foi perfeito para a Doutora de Jodie, sendo a primeira mulher ao assumir o mando de Doutor. Mesclando o antigo com o novo, nesse episodio ela nos deixa com a lembrança de uma Doutora alegre e brilhante com o uma conclusão digna a sua altura. Agora resta esperar para as próximas temporadas para ver se Whittaker vai ter o retorno extravagante que quer.

Corre lá pra assistir!

Onde? Internet mas em breve estará disponível no Disney+

Quanto? Na internet é de graça e quando estiver no Disney+, os preços variam de acordo com o plano.

Quando? Assista a qualquer dia e horário! A serie está disponível na internet e em breve no Disney+

--

--