‘To Your Eternity’

O anime Shounen que te faz chorar desde o primeiro episódio

Artur T. R. Bombonati
Araetá
6 min readMay 31, 2021

--

por Artur de Toledo Risi Bombonati

Pôster oficial do Anime pela Crunchyroll.

ATENÇÃO!!! ESSA MATÉRIA TEM SPOILERS DA SÉRIE!

A obra de Yoshitoki Oima “Fumetsu no Anata e”, ou mais conhecida como “To Your Eternity”, aborda uma história emocionante que retrata filosofias sobre o sentido da vida e da morte, através de um protagonista misterioso que se motiva pelas experiências e perdas da vida. A obra foge do clássico apresentado na categoria em que se encontra, os Anime Shounen, (para adolescentes), que são muito conhecidos por lutas épicas e poderosas.

A versão animada produzida pelo estúdio japonês Brain’s Base está sendo semanalmente exibida nas televisões do Japão e é distribuída para o Brasil e outros países pela plataforma de streaming Crunchyroll. A obra estreou dia 12 de abril de 2021 sua primeira temporada com 20 episódios.

“Aquilo” se transformou de orbe em rocha, de rocha em lobo, e de lobo em garoto — vagando pelo mundo como um recém-nascido que nada sabe. — The Beholder, Fumetsu no Anata e.

O protagonista em forma de lobo e seu dono (captura de tela do episodio).

No primeiro episódio somos apresentados a um protagonista inusitado, ele é descrito como uma orbe divina e imortal enviada a terra por “deus” com o objetivo de experimentar as sensações da vida.

A primeira forma que essa esfera misteriosa se transforma é uma rocha que permanece à espera de estímulos. posteriormente em um pequeno time-skip um lobo branco morre sob à pedra e ela assume a forma desse animal. Assim nos é descrito a descoberta dos sentidos como a visão, o olfato, o tato, a audição e o paladar, tais descobertas são acompanhadas pela aurora boreal do cenário e uma linda trilha sonora, que nos fazem contemplar o momento de mudança.

Esse lobo pertencia a um garoto, ele vivia sozinho, abandonado, em um lugar inóspito envolto de neve. Sua vida é descrita como solitária e triste, mas otimista. sua única companhia era o lobo de estimação no qual o protagonista se transformara.

O anime começa a transmitir então a criação de uma amizade e um laço entre os dois personagens, esse encontro é representado pelo monólogo do garoto com o lobo e com a contemplação do lugar em que vivem e viajam. Esse garoto conta ao lobo sobre seus sonhos e ambições e mostra frustração e tristeza seguindo esses desejos. Esses momentos deixam de ser acompanhados por uma trilha sonora o que nos aproxima ainda mais da personagem, pois só ela se comunica e nós somos apenas os ouvintes.

Por fim, o episódio mostra que o garoto solitário cujo único amigo era o lobo de estimação morre enfermo por uma ferida na perna que ele não conseguiu curar, e suas últimas palavras para seu amigo era o pedido para que ele nunca o esquecesse. Assim o lobo recebe mais um estímulo e se transforma no garoto seguindo por instinto buscar a realização do sonho desse jovem.

A despedida dos dois amigos no final do primeiro episódio. (captura de tela do episódio)

Esse é o primeiro ponto de virada da série, nós os espectadores somos pegos de surpresa e a morte do garoto permanece em nossas mentes pelos próximos capítulos, principalmente pelos flashes de memória do protagonista. Tal morte se torna mais pesada quando é realizado que nem o nome do garoto nós sabemos e mesmo assim o conhecíamos muito bem.

A próxima personagem apresentada é March uma garotinha que sonhava em ser mãe, mas tinha sido escolhida como sacrifício a uma lenda por sua aldeia. Ela se encontra com o protagonista que mesmo com forma humana ainda age como um animal, movido por instintos de sobrevivência. March adota o garoto como seu filho enquanto tenta superar seu destino, assim finalmente o “garoto” ganha o nome Fushi, que carrega significado do japonês “imortalidade”.

As personagens que marcaram Fushi até então (captura de tela do episódio 7)

Após isso, a história continua com o protagonista encontrando novos personagens que completam sua humanidade. cada um ensina ao garoto que era apenas uma casca como viver, falar, sentir e assim por diante. O anime faz um paralelo a isso com as transformações de Fushi que são dessas pessoas que deixaram sua vida mas o marcaram em sua memória. E tal metáfora do anime é o que representa nossas lembranças afetivas que nos tornam humanos e o quanto que as pessoas que nos marcaram continuam dentro de nós em nossa personalidade mesmo após a morte (um ente querido sempre viverá em nossos corações).

Esses encontros são acompanhados com trilhas sonoras e paletas de cores que se adequam a cada arco. O tema de encerramento da série é um instrumental com animação 3d que completa cada episódio e mostra esses primeiros encontros retratados na primeira temporada. A impressão que passa é que cada arco representa uma parte do dia como a manhã, a tarde, e a noite.

vídeo de encerramento de Fumetsu no Anata e.

“To Your Eternity” se diferencia ainda mais dos animes clássicos, pela maneira com que o personagem protagonista não é o principal foco de todos os episódios. A ênfase dada aos outros personagens é o que torna essa obra ótima, cada um ganha seus momentos de protagonismo que representam sua humanidade, o silêncio de Fushi é o que da mais espaço pra esse desenvolvimento dos coadjuvantes e a interação entre eles simboliza sempre uma nova relação humana.

Assim toda experiência de Fushi é cada vez mais interessante e vemos a sua evolução com o passar dos episódios desde um animal que desejava comer frutas até um homem que carrega emoções e sentimentos no seu coração.

A primeira vez que Fushi expressa algo. (captura de tela do anime).
Fushi aprendendo a beber água com as mãos ( Captura de tela do anime).

VÁ LÁ!

ONDE? O anime está presente para consumo na plataforma de streaming Crunchyroll.

QUANTO? A assinatura da Crunchyroll custa R$ 25 por mês, porém o catálogo pode ser acessado gratuitamente uma semana do lançamento do episódio com anúncios.

QUANDO? Atualmente está disponível no catálogo por tempo indeterminado, para assistirem quando quiserem com anúncios caso não tenha assinatura!

SAIBA MAIS!

A música de abertura apresenta vários “spoilers” do que ocorre na temporada mas eles só ganham sentido ao assistirmos os capítulos. A música foi produzida pela mesma cantora que compôs para o jogo de parceria com a “Disney Kingdom Hearts”.

Abertura oficial do anime.
Trailer Oficial do anime pela Crunchyroll.

Esse é o site oficial do anime que é em japonês:

No dia 30 de maio, a Crunchyroll começou a lançar a dublagem brasileira oficial! segue o link de acesso à obra no site deles com várias dublagens:

https://www.crunchyroll.com/pt-br/to-your-eternity/videos

Gif capturado do anime.
Eu, o Artur BOMBA!

--

--