O borbulhar de Universos

Flávio Verçosa Rebello Viana
A exposição “O borbulhar de Universos” é uma conexão entre a arte e a tecnologia que reúne animações, jogos eletrônicos, projeções e videoartes. São mais de 370 trabalhos de artistas espalhados pelo mundo reunidos no Centro Cultural Fiesp.
O tema e o título da exposição parecem muito mais interessantes do que a exposição em si. O borbulhar de Universos. tem como principal objetivo misturar sons com tecnologia.
A primeira obra à vista é do artista alemão Thom Kubli que seria uma instalação que transforma o sons de uma corneta gigante em bolhas de sabão:

Nada mais é do que uma sala gigante com o piso molhado de sabão.
A segunda obra à vista é uma escultura feita por Andreas Lutz que parece uma parede e que causam efeitos visuais em sua superfície, através da mudança constante de luz, da deformação física e da consequente modificação da percepção:

Seguindo para a próxima sala, havia alguns jogos interativos que pareciam não funcionar direito pois as pessoas não conseguiam passar no primeiro nível:

Depois de um tempo eu voltei para a sala e parecia que alguém tinha conseguido ir para o nível 3:

Na minha opinião as obras mais interessantes eram as videoartes e estavam escondidas em um corredor que era caminho para a atração principal da exposição:

A atração principal, “The Breathing Cloud”, feita pela holandesa Dorette Sturm, é uma escultura que reproduz o movimento da respiração rítmica, expandindo e retraindo a estrutura flutuante ao mesmo tempo que a sala é preenchida por uma forte luz, projetada por um módulo de LED:

O tema e o título da exposição parecem muito mais interessantes do que a exposição em si. O borbulhar de Universos tem como principal objetivo misturar sons com tecnologia. As obras não-interativas são mais interessantes que as interativas já que tinham salas só para elas e os ambientes se tornam mais impactantes. Em geral, “O borbulhar de Universos” é de certo modo interessante, porém, esquecível.
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO
Quanto: Entrada Gratuita
Quando: todos os dias, das 10h às 20h
Onde: Avenida Paulista, 1313
Até quando: 3 de setembro
Links relacionados: http://www.sesisp.org.br/cultura/exposicao/file-2017.html
