O borbulhar de Universos

Eu e uma nuvem rosa

Flávio Verçosa Rebello Viana

A exposição “O borbulhar de Universos” é uma conexão entre a arte e a tecnologia que reúne animações, jogos eletrônicos, projeções e videoartes. São mais de 370 trabalhos de artistas espalhados pelo mundo reunidos no Centro Cultural Fiesp.

O tema e o título da exposição parecem muito mais interessantes do que a exposição em si. O borbulhar de Universos. tem como principal objetivo misturar sons com tecnologia.

A primeira obra à vista é do artista alemão Thom Kubli que seria uma instalação que transforma o sons de uma corneta gigante em bolhas de sabão:

Black Hole Horizon

Nada mais é do que uma sala gigante com o piso molhado de sabão.

A segunda obra à vista é uma escultura feita por Andreas Lutz que parece uma parede e que causam efeitos visuais em sua superfície, através da mudança constante de luz, da deformação física e da consequente modificação da percepção:

Hypergradient

Seguindo para a próxima sala, havia alguns jogos interativos que pareciam não funcionar direito pois as pessoas não conseguiam passar no primeiro nível:

Les disciplines du retactangle

Depois de um tempo eu voltei para a sala e parecia que alguém tinha conseguido ir para o nível 3:

Na minha opinião as obras mais interessantes eram as videoartes e estavam escondidas em um corredor que era caminho para a atração principal da exposição:

Auto Portrait (por Adam Pizurny)

A atração principal, “The Breathing Cloud”, feita pela holandesa Dorette Sturm, é uma escultura que reproduz o movimento da respiração rítmica, expandindo e retraindo a estrutura flutuante ao mesmo tempo que a sala é preenchida por uma forte luz, projetada por um módulo de LED:

The Breathing Cloud

O tema e o título da exposição parecem muito mais interessantes do que a exposição em si. O borbulhar de Universos tem como principal objetivo misturar sons com tecnologia. As obras não-interativas são mais interessantes que as interativas já que tinham salas só para elas e os ambientes se tornam mais impactantes. Em geral, “O borbulhar de Universos” é de certo modo interessante, porém, esquecível.

SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO

Quanto: Entrada Gratuita

Quando: todos os dias, das 10h às 20h

Onde: Avenida Paulista, 1313

Até quando: 3 de setembro

Links relacionados: http://www.sesisp.org.br/cultura/exposicao/file-2017.html

)

Flávio Verçosa Rebello

Written by

Araetá

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade