Turma da Mônica: Laços

Laura Orefice Folkmann
Araetá
Published in
5 min readApr 24, 2020

Por Laura Orefice Folkmann

(Imagem em que os personagens da graphic novel são comparados aos atores do filme)

No dia 27 de Junho de 2019, foi lançado, no Brasil, o filme “Turma da Mônica: Laços”, que retrata, com algumas alterações, a história da graphic novel de mesmo nome escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, publicada em 2013 e ganhadora do 26º Troféu HQ Mix nas categorias “Edição especial nacional” e “Publicação infantojuvenil”. A história na qual o filme foi baseado, foi uma das publicadas no projeto Graphic MSP, que consiste em vários artistas brasileiros criando suas histórias e suas ilustrações com os personagens e o “universo” criado pelo Maurício. Diferentemente dos gibis, que tem um teor mais divertido e é mais voltado para o público infantil, as graphic novels desse projeto apresentam temas mais sérios e emocionantes, mais voltadas para o público jovem e adulto.

Dirigido por Daniel Rezende, diretor e editor de filmes de sucesso internacional, o longa-metragem tem trilha sonora original, como a música “Laços” de Tiago Iorc, e conta com a participação de Rodrigo Santoro (Louco), Monica Iozzi (Dona Luíza, mãe da Mônica), e Paulo Vilhena (Seu Cebola, pai do Cebolinha), além do próprio Maurício de Sousa, como vendedor da banca de jornais.

(Daniel Rezende e Rodrigo Santoro)
(Monica Iozzi ao lado do desenho de Dona Luíza dos gibis)
(Paulo Vilhena ao lado do desenho de Seu Cebola dos gibis)

O filme conta a história da aventura que Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Rauseo) vivenciam na busca pelo cachorro de Cebolinha, o Floquinho, que havia desaparecido. Com as habilidades tão conhecidas da “turminha”, de criar planos infalíveis, ter uma força inacreditável, um estômago insaciável e um medo tremendo de água, a “turma da Mônica” vence desafios, e se diverte enquanto fortalecem os “laços” eternos de amizade.

Ao longo da história, os personagens se deparam com outros elementos não pertencentes as histórias deles somente, mas também de todo o universo de Maurício de Sousa, como o cemitério do penadinho, a aparição do Louco, o encontro com Titi ( Cauã Martins) e Aninha ( Sofia Munhoz) e a presença dos pais da turminha. Entretanto, diferentemente da história original, na qual o filme foi baseado, em que há uma transição temporal em alguns trechos, que recordam a memória das personagens quando eram mais novas, esses trechos são citados visualmente com algumas fotos antigas de família, sem que haja esse “flashback”.

(Imagem dos atores de Titi e Aninha, ao lado dos personagens da graphic novel)
(Imagem de um trecho da graphic novel em que há o “flashback”)

Esse filme, produzido inteiramente no Brasil, foi filmado em Poços de Caldas/MG e, devido ao seu sucesso, terá a sequência, baseada em outro graphic novel dos irmãos Cafaggi, denominada “Turma da Mônica: Lições”, que tem previsão de estreia em dezembro de 2020. Além dessas duas histórias, esses artistas também tem uma terceira graphic novel publicada, que tem como nome “Turma da Mônica: Lembranças”. Apesar de os três não terem histórias que se complementam, eles representam as mesmas estruturas de ilustrações (em que Victor ilustra o “presente” dos personagens, e Lu faz os “flashbacks”) e histórias que transbordam dedicação e emocionam os leitores.

“Turma da Mônica: Laços” retoma, nas telas dos cinemas, emoções compartilhadas por gerações de leitores ávidos de suas “historinhas” desde sua origem. Representados de maneira espetacular por atores mirins, os quatro personagens mais famosas dos quadrinhos ganham mais uma vez o coração de todos, inclusive de seu criador, o próprio Maurício. Na noite de pré-estreia, Maurício de Sousa se emocionou com a nova produção audiovisual.

(foto dos bastidores da filmagem divulgada pela Paris Filmes)

Com uma produção incrível, uma ambientação notável, atores brilhantes, direção fantástica e participação do mais famoso criador de quadrinhos brasileiros, esse filme foi um sucesso de bilheteria.

Onde estes filmes podem ser encontrados?

O filme “Turma da Mônica: Laços” pode ser encontrado no TelecinePlay( por uma assinatura mensal de 37,90 por mês, ou trinta dias de experimentação gratuita), no Youtube ( por 44,90 reais) e no Google Play (por 44,90 reais), além do DVD, que pode ser encontrado nas lojas Americanas( por 29,90 reais).

O filme “Turma da Mônica: Lições” terá sua estreia em dezembro de 2020 nos cinemas.

Onde as graphic novels podem ser encontradas?

“Turma da Mônica: Laços” pode ser encontrada no site Submarino ( por 41,90 reais), e na Amazon (a partir de 35 reais — tendo livros usados e novos).

“Turma da Mônica: Lições” pode ser encontrado nas lojas Americanas( por 69,90 reais) e na Amazon( a partir de 40 reais — tendo livros novos e usados).

O box da trilogia das graphics dos irmãos Calfaggi pode ser encontrado na Amazon( a partir de 93 reais) e no site Submarino ( a partir de 93 reais).

Saiba Mais:

Trailer do filme:

Maurício de Sousa na pré-estreia do filme:

Entrevista com os quatro atores dos personagens principais e Rodrigo Santoro:

Foto da autora

--

--