‘Turning red’
Um dos motivos que faz esse filme ser tão tocante são os personagens, com os quais é muito fácil se identificar
Mariana Sampaio Shimabukuro
“Turning Red” é uma animação da Pixar que gira em torno de uma menina de 13 anos chamada Meilin, sua família, seus amigos e os dilemas de uma menina adolescente. A figura mais influente em sua vida é sua mãe Ming Lee, uma mulher controladora e muito apegada aos princípios e tradições de sua família e que faz muita pressão em Meilin para que ela seja uma filha perfeita.
Um dia, Meilin acorda como uma panda vermelha, sem entender a causa dessa transformação, ela percebe que o gatilho para virar o panda é o estresse. Meilin descobre que se tornar um panda vermelho é uma maldição de família, e que todas as mulheres de sua família se transformaram em um panda, e sabem como se livrar deles. O filme se desenrola entre a tentativa inicial de esconder o panda e a posterior cobrança feita às crianças para vê-lo.
A única maneira de Meilin se livrar da panda vermelha é através de um ritual que deve ocorrer no mesmo dia de um importante evento muito esperado para Meilin e suas amigas. Meilin fica em conflito sobre qual evento participar.
Os acontecimentos vão se desenrolando até que Meilin toma uma decisão muito importante que evidencia sua verdadeira identidade, levando a sua aceitação pessoal e a aceitação dela pelas pessoas que a amam.
“Turning red” é um filme muito incrível com uma história emocionante, cheia de momentos intensos e verdadeiros, com lindas cenas de Meilin e suas amigas, sua mãe e seu panda. O filme começa mostrando uma família unida, feliz e “perfeita”, mas que no fundo, está longe disso, com mentiras, medo de imperfeições e muita pressão, mas acaba com uma família unida, imperfeita, mas verdadeiramente feliz. Um dos motivos que faz esse filme ser tão tocante são os personagens, com os quais é muito fácil se identificar e que mostram a complexidade e imperfeição das relações humanas que permeiam inseguranças, medos, conflitos mas, principalmente empatia e amizade.
“Turning red” está disponível na Disney Plus.