Um passeio pelas Letras…

Após seu triste incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi totalmente renovado em 2021 e reaberto à visitação

Julie Affonso
Araetá
4 min readMay 15, 2022

--

Por Julie Marotta de Mello Affonso

O Museu da Língua Portuguesa fica localizado na Estação Luz em São Paulo. Com a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, tirei um tempo para visitar e refletir sobre as diversas línguas e a história por trás de todas elas. No museu, atualmente, a exposição temporária é ‘’Sonhei em Português!’’, que conta a história de nossa língua por meio de exposições, objetos e até um espetáculo contendo uma apresentação da participação da língua em todo nosso aprendizado e vivência. Além de uma locução por meio de luzes e sons com trechos de livros nacionais clássicos em nossa literatura. Ademais, o enfoque da exposição são para os diversos imigrantes que residem em nosso país e sua devida história.

Estação Luz, local do evento.
Estação da Luz, local do evento.
Exposição da história e objetos que marcaram a língua Portuguesa.

Foi uma exposição muito bacana que me permitiu refletir e encontrar mais aspectos apaixonantes da Língua Portuguesa. Por meio de objetos havia a representação da trajetória de nossa língua, tais como a réplica da Carta de Pero Vaz Caminha sobre o Descobrimento, objetos indígenas, relatos indígenas, além de descrições de cada período e cada persona que ajudou a chegarmos na evolução da língua de hoje em dia.

Um painel que me chamou muita a atenção foi o estande das palavras derivadas das línguas estrangeiras que são utilizadas no Brasil hoje. Cita-se a língua inglesa e francesa que mais me cativou e destacou mais nossa miscigenação em nossa cultura e em nosso povo. Além disso, também havia um painel que mostrava os povos indígenas que ainda existiam no país, o que me fez ficar surpresa com a quantidade de povos que ainda existem — cada um com uma cultura diferente da nossa!

Painel mostrando as origens e as diversas línguas que se sucederam.
Exposição com todos os caracteres das diversas línguas que existem.

A exposição acima foi a que mais me fascinou, pois ver todos os caracteres das diversas línguas me fez ver o quanto tenho que aprender ainda e que somos um mundo diversamente cultural e multifacetado com línguas e povos que me inspiram a conhecer mais e mais…

Ademais, havia retratos de imigrantes que vieram ao Brasil, pequenos painéis de cada povo que representa e faz parte da nossa diversidade brasileira. Portanto, todos os que fazem parte do nosso imenso país foi representado e marcou a exposição inteira. Com certeza, exposições de línguas como essa que fui, reafirma minha paixão pela escrita e pela literatura nacional. O museu da língua Portuguesa se mostrou muito além de uma exposição de nossa Língua para expor histórias, trajetórias de pessoas ocultas e que devem ser ressaltadas por nós.

Painel de comidas asiáticas que representava uma parte da cultura imigrante.

Como estrangeira que sou, nascida na França, mas que mora no Brasil há muito tempo, foi impossível não se sentir representada na exposição e o meu amor pelo nosso país aumentou mais e mais…

Sobre a exposição:

Local: Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua. São Paulo, Brasil, no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, região central da cidade.

Valor: Inteira — R$ 20,00
Meia-entrada — R$ 10,00
Grátis aos sábados

Quando: A exposição ‘’Sonhei em Português!’’ ficará exposta até dia 12/06/22. O museu fica aberto ao público de terça a domingo.
Das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).

Eu, Julie Affonso.

--

--