Uma roupa nunca é e nunca será apenas um pedaço de tecido
Uma análise do ‘fashion film’ da grife italiana Gucci
Utilizando alusões à filmografia do genial diretor Stanley Kubrick, Alessandro Michele cria uma linha de raciocínio que conversa com alguns clássicos, como Laranja Mecânica, 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado e Barry Lyndon. “Sempre me encantei com o cinema. Por seu poder de contar histórias que podem sondar a aventura humana à sua deriva. A campanha é minha homenagem ao cinema e um de seus maestros mais brilhantes”, relata o designer por trás da grife italiana.
Tanto para quem gosta de moda quanto para quem gosta de cinema, é impossível esconder o brilho no olhar ao se deparar com essa campanha da Gucci. A capacidade de Kubrick em louvar assuntos diferentes e narrativas que levam o espectador a reflexões estéticas e culturais combinam com o visual proposto por Alessandro. Um dos exemplos é da cena que imita 2001: Uma Odisseia no Espaço, em que a renomada cena do astronauta de costas para a câmera com seu traje futurista, contrasta com o vestido verde de babados de tule. Laranja Mecânica, confunde quem assiste a reprodução fashion ao refletir se aquilo se trata de um remake ou uma montagem digital para conseguir reproduzir com maestria os detalhes e os screencaps do filme, agora dirigido por Mert & Marcus.
Ao meu ver, essa campanha traz um respiro artístico necessário para a casa italiana, que nos últimos anos se apoiou em polêmicas, designs chulos, sem perspectiva e em famosos como Harry Styles, Lana Del Rey e Miley Cyrus.
Além do trabalho maravilhoso do Alessandro, dividir isso com a genialidade de Kubrick deixa a moda mais divertida e autêntica, traz um ar de renovação apesar de serem clássicos, mostra uma forma diferente de vender roupas, estão vendendo pedaços da história, aclamação cinematográfica.
Todas as fotos do ensaio realizado estão disponíveis no site da marca, e o fashion film no canal do Youtube deles! Vale a pena conferir esse marco na indústria da moda.