Verdade ou Desafio.

Por Júlia Prado Ruel.

Júlia Prado
Araetá
4 min readMay 21, 2018

--

“Verdade ou Desafio” é um filme americano que teve seu lançamento no dia 03 de Maio de 2018 no Brasil e dia 13 de Abril de 2018 nos EUA, com a direção de Jeff Wadlow, de gênero terror e suspense.

(Cartaz do filme)

O filme conta a história de um grupo de amigos que viajam para o México, durante um feriado prolongado, como uma forma de despedida antes da formatura. Olivia (Lucy Hale), a mais boazinha do grupo, é abordada em um bar por Cater (Landon Liboiron), e ele a convence a ir para um local abandonado com seus amigos para jogarem verdade ou desafio. O jogo acaba despertando algo maligno que persegue o grupo, mesmo depois das férias acabarem. Eles são obrigados a contar seus segredos mais sombrios ou enfrentarem desafios terríveis para sobreviverem. A regra do ‘jogo’ é simples, porém cruel: fale a verdade ou morra, faça o desafio ou morra, e se parar de jogar, também morre.

A direção do longa ficou por conta de Jeff Wadlow (Kick-Ass 2), que também co-escreveu o roteiro com Michael Reisz (Caçadores de Sombras) e Jillian Jacobs (Big Brother).

O filme retrata por meio do terror cinematográfico, como um jogo inofensivo passa a se tornar algo muito mais sério do que se pensa. Ele aborda uma técnica do gênero muito curiosa: desenvolve o medo no espectador através das mentes alvoroçadas de seus personagens, utilizando alucinações e delírios. As obras do gênero retêm cargas de adrenalina na tentativa de perpetuar o interesse do público, porém o desgaste do recurso pode levar o filme à passar algo muito mal executado.

(Cena em que Olivia tem que escolher “verdade ou desafio”)

Promover escapatórias para adiar ou fugir de um temido fim cria um elevado grau de semelhança com Premonição (2000–2011), a diferença é que Verdade ou Desafio parece determinado em focar nas relações entre as personagens, mentiras e segredos, por exemplo. Ao contrário da franquia de horror, que busca destacar um tom sombrio, em “Verdade ou Desafio” a preocupação parece se concentrar nas funções mais secundárias de seu enredo, como a formação de um triângulo amoroso, que envolve as melhores amigas (Olivia e Markie) e Lucas (Tyler Posey, da série Teen Wolf, 2011–2017), namorado de Markie, que ao menos foge, em partes, do estereótipo do jovem viril, sexualmente ativo, cuja voz ativa aparece só após alguns shots de tequila. Considero que o filme não tem ‘jumpscare’, e se tem é falho.

(Cena do filme)

O filme começa com uma cena que remete rapidamente a um clássico do gênero, O Massacre da Serra Elétrica (de 1974), Verdade ou Desafio surge em tela com um ar de referência atraente. Há algo de desconfortável porque, ao mesmo tempo em que o ambiente é logicamente caloroso e a estética acompanha esse pressuposto, o silêncio quase fúnebre de um velho posto de gasolina em meio a tudo isso revela a frieza da solidão. Nesse cenário de desconforto, o jogo que dá título ao filme é rapidamente apresentado em paralelo àquela atmosfera de calor versus frieza: uma menina que tem de executar a jogada da vez é obrigada, pelo demônio Calux (ainda não revelado), a friamente atear fogo em uma transeunte. A abertura é finalizada de forma competente e dura. O jogo está apresentado e o impacto surte efeito. É já a partir daqui que os clichês iniciam suas aparições quase ininterruptas.

Por mais que seja uma situação de calor contra frieza que enriquece a metáfora inicial, a previsibilidade dos fatos acaba por inviabilizar qualquer tentativa de seriedade que se segue. A maldição do demônio Calux, toma um contorno reproduzido cinco vezes por uma sequência de filmes que começou em 2000 liderada por James Wong: Premonição(2000). Mas é tudo tão sem originalidade que as mortes mais impactantes são diluídas em meio a tentativas de assustar com a velha técnica dos jump scares e por diálogos que ou fazem rir ou fazem imaginar que há uma generalização bem bizarra quando se pensa em adolescentes ou jovens adultos na Blumhouse Productions.

O filme apresenta muitos erros de corte e continuidade, como também alguns de roteiro. Contudo acho um filme interessante de se ver naquele fim de tarde ou naquela madrugada em que não se sabe o que assistir. Contudo não aconselho a compra do ingresso para assistir o filme no cinema (a menos que a pessoa realmente goste da ‘vibe’ de cinema).

(cartaz do filme)

Onde: nos cinemas.

Duração: 1h40m

Quando: estreia — 03 de Maio de 2018

Trailer:

--

--