Vice

Vinícius Pascal Alves

Vinícius Pascal
Araetá
2 min readApr 15, 2019

--

O filme Vice, que contou com 8 indicações ao Oscar em 2019, conta a história da ascensão do frio e calculista ex-vice presidente dos Estados Unidos, Richard “Dick” Cheney, durante o governo de George W. Bush (2001–2008).

Desconhecido de muitos americanos até então, Dick Cheney fez uma trajetória passando pelo baixo clero do governo norte americano, se tornando CEO de uma grande empresa petroleira até se tornar provavelmente o homem mais poderoso durante o governo de Bush. Ao lado de sua mulher Lynne, Cheney governou por de trás dos panos setores como energia, relações internacionais, e o departamento de defesa, durante seu mandato, sendo o responsável pela invasão do Iraque após o 11 de Setembro, privilegiando o lobby de empresas petroleiras após o fracasso da invasão, que foi justificada pela busca de “armas de destruição em massa” que nunca foram encontradas.

Christian Bale como Dick Cheney no filme “Vice”

A edição dinâmica, e muitas vezes cômica, marca registrada do diretor Adam Mckay, (Diretor de A Grande Aposta, também indicado ao Oscar), funciona como uma quebra na dramaticidade do filme. As inserções irônicas como, por exemplo, um jaguar caçando uma presa enquanto Cheney fecha um acordo, não só ditam o tom do filme como expõem o sarcasmo e a ironia dos próprios agentes do governo na narrativa. A narração feita da mesma forma, marca pontualmente as falhas de caráter do próprio protagonista durante o governo.

É um excelente filme, que mostra justamente os jogos de poder na política e como as decisões acabam afetando toda a população.

--

--