Você nunca esteve realmente aqui

Vitor Bighinzoli
Sep 3, 2018 · 3 min read

Vitor Bastos Bighinzoli

O filme que estreou no Brasil dia 9 de setembro de 2018, conta a história de um veterano de guerra traumatizado, que trabalha como assassino de aluguel e vive com sua mãe. Em um trabalho para um senador, cujo a filha Nina foi sequestrada por um grupo de tráfico de menores de idade, Joe se vê numa fatal luta pela menina, que acaba despertando como nunca antes, seus traumas e assombrações. O filme inteiro é uma batalha para esvaziar a cabeça, uma batalha que qualquer pessoa consegue se relacionar. Uma batalha para relaxarmos quando tudo esta em chamas na nossa cabeça.

A direção de Lynne Ramsay, é espetacular, perturbante e mágica. O trauma, que é a grande questão na vida do personagem, é tragicamente demonstrado como é na realidade. Traumas são frutos dos sentidos. Não importa ao espectador entender a história de Joe na guerra, em casa quando pequeno, ou depois de voltar da guerra, o que é mostrado é a sensação de como tudo aquilo foi e é para ele. Não tem nada mais simples, e complexo, do que isso. A parte técnica inteira é muito bem executada e segue a linguagem proposta com perfeição, tanto na luz, como a arte e o roteiro.

O filme estrela Joachim Phoenix(Joe), Ekaterina Samsonov(Nina) Judith Anna Roberts( Mãe de Joe). O elenco inteiro é incrível; a construção individual de cada personagem dialoga perfeitamente com a proposta narrativa do filme todo, tanto na linguagem como na técnica. Joachim Phoenix, que é o personagem com mais tempo de tela, é merecedor de Oscar. É simplesmente incrível. Uma personagem tão profunda, tão distante do espectador e ao mesmo tempo muito próxima.

O ponto que mais me agradou como um todo é a construção do filme de maneira geral. A história por trás de tudo é irrelevante no final das contas! O próprio roteiro é muito diferente do que estamos acostumados; a busca de um sentido interno pelo personagem é o que faz desse Thriller tão poderoso. É um verdadeiro mergulho nos sentidos e sensações. Não é o tipo de trabalho que se descreva meramente em uma crítica e creio que isso já é rico por si só. É mais que um filme, é uma experiência assim como foi Dunkirk de Christopher Nolan, Stalker de Andrei Tarkovski, e muitos outros que vão além da linha da estória.

O cartaz promocional na esquerda. Na direita, uma cena do filme.

Onde? Você pode assistir o filme na Reserva Cultural, Espaço Itau e Kinoplex Itaim

Quanto?Os valores do ingresso variam entre 15–35 R$

Até quando? O filme esta em cartaz até dia 6 de setembro de 2018

links relacionados: Confira horários de sessões aqui: https://www.ingresso.com/sao-paulo/home/filmes/voce-nunca-esteve-realmente-aqui#!#data=20180903

eu

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

Vitor Bighinzoli

Written by

Araetá

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade