Você nunca esteve realmente aqui

Vitor Bighinzoli
Araetá
Published in
3 min readSep 3, 2018

Vitor Bastos Bighinzoli

O filme que estreou no Brasil dia 9 de setembro de 2018, conta a história de um veterano de guerra traumatizado, que trabalha como assassino de aluguel e vive com sua mãe. Em um trabalho para um senador, cujo a filha Nina foi sequestrada por um grupo de tráfico de menores de idade, Joe se vê numa fatal luta pela menina, que acaba despertando como nunca antes, seus traumas e assombrações. O filme inteiro é uma batalha para esvaziar a cabeça, uma batalha que qualquer pessoa consegue se relacionar. Uma batalha para relaxarmos quando tudo esta em chamas na nossa cabeça.

A direção de Lynne Ramsay, é espetacular, perturbante e mágica. O trauma, que é a grande questão na vida do personagem, é tragicamente demonstrado como é na realidade. Traumas são frutos dos sentidos. Não importa ao espectador entender a história de Joe na guerra, em casa quando pequeno, ou depois de voltar da guerra, o que é mostrado é a sensação de como tudo aquilo foi e é para ele. Não tem nada mais simples, e complexo, do que isso. A parte técnica inteira é muito bem executada e segue a linguagem proposta com perfeição, tanto na luz, como a arte e o roteiro.

O filme estrela Joachim Phoenix(Joe), Ekaterina Samsonov(Nina) Judith Anna Roberts( Mãe de Joe). O elenco inteiro é incrível; a construção individual de cada personagem dialoga perfeitamente com a proposta narrativa do filme todo, tanto na linguagem como na técnica. Joachim Phoenix, que é o personagem com mais tempo de tela, é merecedor de Oscar. É simplesmente incrível. Uma personagem tão profunda, tão distante do espectador e ao mesmo tempo muito próxima.

O ponto que mais me agradou como um todo é a construção do filme de maneira geral. A história por trás de tudo é irrelevante no final das contas! O próprio roteiro é muito diferente do que estamos acostumados; a busca de um sentido interno pelo personagem é o que faz desse Thriller tão poderoso. É um verdadeiro mergulho nos sentidos e sensações. Não é o tipo de trabalho que se descreva meramente em uma crítica e creio que isso já é rico por si só. É mais que um filme, é uma experiência assim como foi Dunkirk de Christopher Nolan, Stalker de Andrei Tarkovski, e muitos outros que vão além da linha da estória.

O cartaz promocional na esquerda. Na direita, uma cena do filme.

Onde? Você pode assistir o filme na Reserva Cultural, Espaço Itau e Kinoplex Itaim

Quanto?Os valores do ingresso variam entre 15–35 R$

Até quando? O filme esta em cartaz até dia 6 de setembro de 2018

links relacionados: Confira horários de sessões aqui: https://www.ingresso.com/sao-paulo/home/filmes/voce-nunca-esteve-realmente-aqui#!#data=20180903

eu

--

--