Voltron: Defensor Lendário (Quinta Temporada)

Juliana Puggina
Araetá
Published in
4 min readMar 4, 2018

Por Juliana Pádua Puggina

Juliana Puggina

A série de animação da DreamWorks, Voltron: Defensor Lendário, estreou na Netflix em 10 de Junho de 2016, já com uma legião de fãs aguardando, tanto por ser um remake de uma animação de sucesso de 1984; quanto pela maior parte da equipe da série ter trabalhado junta em outra animação de sucesso alguns anos antes, Avatar: A Lenda de Korra, continuação para Avatar: A Lenda de Aang, e Voltron era conhecido — antes do nome ser revelado — como Korra 2.0. Apesar de ser um remake da série dos anos 1980, Voltron: Defensor do Universo, muitos elementos importantes foram alterados, tornando Defensor Lendário uma história completamente nova, com novas relações entre os mesmos personagens e novos desafios a serem enfrentados. Mesmo com todas essas mudanças, os antigos fãs da série original se apaixonaram pela nova direção que Defensor Lendário está tomando, assim como os novos fãs que desconheciam a versão de 1984.

A história conta sobre um grupo de jovens da Terra que, após irem parar há galáxias de distância do planeta natal, recebem a responsabilidade de pilotar os leões que formam Voltron, um guerreiro poderoso e a última esperança do universo de ser salvo do domínio do Império Galra, liderado pelo Imperador Zarkon. Os leões negro, vermelho, verde, azul e amarelo formam, respectivamente, a cabeça, os braços e as pernas de Voltron, e cada um é pilotado por um dos jovens da Terra. Com a ajuda da Princesa Allura, do planeta Altea, e uma crescente união rebelde, Voltron batalha contra o Império de Zarkon.

Voltron
(da direita para a esquerda) Lance, Keith, Allura, Shiro, Coran, Pidge e Hunk
Os paladinos do Voltron (da esquerda para a direita) Allura, Lance, Keith, Pigde e Hunk

As duas últimas temporadas (terceira e quarta) tiveram apenas, respectivamente, sete e seis episódios, e a quinta, lançada nessa sexta (2) seguiu esse mesmo rumo, com seis episódios. Mesmo com poucos episódios, a história conseguiu avançar significativamente, com o roteiro manipulando habilmente as variações entre cenas de ação e cenas de interações entre personagens, trabalhando muito bem com seus desenvolvimentos.

A última temporada (quarta) deixou os fãs apreensivos com seu final, quando o filho de Zarkon, Príncipe Lotor, procurado pelo pai com uma sentença de morte, oferece aos paladinos do Voltron uma aliança. Isso se tornou uma grande parte dessa temporada (quinta), e se mostrou um momento chave para o desenrolar da história. A aliança com Lotor abriu portas para enredos maiores que levaram os personagens a cenários que não teriam sido imaginados antes.

Príncipe Lotor

Além de Lotor, a temporada explorou mais uma vez a missão de Pidge, paladina do leão verde, de encontrar sua família. Após a tocante reunião com o irmão, Matt, na temporada anterior, desta vez ela encontra o pai, Sam. Porém, a jornada para recupera-lo acaba desenrolando-se em uma trama maior e uma das cenas mais épicas da série.

Em outro ponto da temporada, finalmente foi revelada uma personagem chave na história de Keith, o ex-paladino que deixou a equipe para ajudar os rebeldes em outros lugares. Na segunda temporada foi revelado que a mãe de Keith, que o abandonara na infância, é galra, e nesta temporada foi revelada sua identidade, apenas para deixar o suspense para a próxima temporada, sem mostrar o desfecho da cena em que Keith descobre a verdade.

Reencontro de Pidge e Matt (quarta temporada)
Keith descobre que tem sangue galra nas veias (segunda temporada)

Com cenas de ação impactantes e bem coreografadas, além de desenvolvimentos de personagens maravilhosamente executados, apesar dos poucos episódios a quinta temporada de Voltron: Defensor Lendário não desaponta e deixa os fãs ansiosos para a próxima.

Onde: Disponível na Netflix

Quanto: mensalidade variando entre R$ 19,90 até R$ 29,90

Quando: todas as temporadas estão disponíveis em qualquer horário no site ou aplicativo da Netflix

Até quando: indeterminado

--

--