‘Wandinha’, da Netflix, é uma brisa de ar fresco

Tim Burton relembra o público da sua capacidade de tornar o cartunesco apaixonante

Barbara Martins
Araetá
2 min readDec 6, 2022

--

por Barbara Martins

Wandinha Addams, agora aos quinze anos, é apresentada a um mundo onde as diferenças entre ela e seus análogos não são apenas na criação não usual de sua família, mas também nos poderes sobrenaturais que ela encontra quando ingressa no internato “Nunca Mais”, para onde é mandada como último recurso por seus pais, Gomez e Mortícia Addams, com o intuito de expor a garota a pessoas semelhantes a ela.

A série mostra ao público uma nova perspectiva sobre a família addams, com vandinha agora adolescente, e sendo tal, passando por tormentos e crises da idade, mesmo que de forma não convencional, já que a história subverte narrativas adolescentes de uma maneira sombria e ao mesmo tempo com a leveza de uma série cujo o alvo é um público jovem, mas não se restringindo a ela.

Diferente de inúmeros reboots realizados pela indústria midiática nos últimos anos, Wandinha não se escora na nostalgia para ser cativante, que é certamente um ponto, mas o que prende o telespectador até o final não são os personagens antigos, mas sim a mudança e uma nova leitura revigorante deles.

Tim Burton, idealizador e realizador do projeto, mostra ao público que ele está mais apto do que nunca. O diretor relembra sucessos como Edward Mãos de Tesoura, de 1991 e Marte Ataca!, de 1996, em termos de subversão e vigor, agora com a parceria de Jenna Ortega no papel principal, que, dirigida por Burton, traz uma interpretação hipnotizante e deixa quem está assistindo querendo mais.

Wandinha Addams, interpretada por Jenna Ortega, em imagem promocional da série
Luis Gusmán como Gomez Addams, Jenna Ortega como Wandinha Addams e Catherine Zeta-Jones como Mortícia Addams na nova série da Netflix

A nova série da Wandinha, que estreou dia 23 de novembro de 2022, pode ser vista na Netflix, com planos mensais variando de R $18,90 a R $55,80 por mês

Trailer da série no YouTube:

--

--