Wayne

Por Isabelle Izoldi

Isabelle Izoldi
Araetá
4 min readApr 3, 2019

--

Antes de você começar a assistir a série, o nome da série, “Wayne”, do YouTube Premium parece que pode significar um programa sobre o alter ego de Batman, Bruce Wayne, ou sobre qualquer coisa. Mas no momento em que o ultimo capitulo acaba, parece um título que diz tudo que você precisa saber. O que é a série? Bem … é sobre aquele garoto Wayne — aquele louco absoluto — o Robin Hood misturado com Dirty Harry de Brockton, Massachusetts. Como mais você poderia descrevê-lo? Tudo faz sentido depois que conhece o garoto.

Poster de propaganda da série

A trama segue Wayne, interpretado por Mark McKenna, em uma viagem para a Flórida. Ele está empenhado em recuperar a Trans Am de 1978 que o namorado de sua mãe roubou de seu pai anos atrás. O adolescente foge de Brockton em uma onda de violência sangrenta com sua nova namorada Del Lucetti (Ciara Bravo).

Nem herói nem anti-herói, o protagonista de Wayne é mais como uma força da natureza, um adolescente distribuidor de justiça violenta cuja reputação o precede. Onde quer que ele vá, sua lenda cresce, deixando os seus inimigos machucados, sangrando, ou no caso do pai de Del, com o nariz meio arrancado.

Mas não importa o quão mítico Wayne seja, ele está longe de ser o único foco da série. A segunda metade da equação é sua colega de classe Del. Os dois adolescentes são ligados por uma vida doméstica traumática, um certo grau de status de pária social e uma tendência de falar com o sotaque de Boston mais pesado do planeta. Eles funcionam bem juntos, como as versões adolescentes Mad Max de Bonnie e Clyde.

Wayne criador Shawn Simmons, à esquerda, com o diretor Iain MacDonald. (Jesse Costa / WBUR)

A série foi criada e feita por Shawn Simmons, nativo de Brockton, e pelos escritores de “Deadpool”, Rhett Reese e Paul Wernick. Simmons diz que a vida muitas vezes é mais complicada para crianças que lutam como Del e Wayne, que são em grande parte por conta própria. O mundo que eles ocupam transborda de masculinidade tóxica. Wayne, acrescentou Simmons, está procurando muito mais do que o carro de seu falecido pai. “Esse garoto está tentando descobrir seu propósito e onde ele pertence no mundo”, disse o escritor. “E eu acho que a masculinidade é apenas uma das coisas confusas de como os jovens devem descobrir isso.”

Wayne, interpretado pelo ator Mark McKenna. (Cortesia de YouTube Premium)

Descrito principalmente como uma comédia, “Wayne” posiciona-se mais como um drama, com momentos sinceros e humor escuro e seco. Junto com a violência gratuita, a série aborda as questões de sentimentos de abatimento, abuso, tristeza e lealdade. O cenário e as cidades que Wayne e Del passam em sua jornada para a Flórida se sentirão vagamente autênticos e familiares para qualquer um que tenha vivido ao longo da costa leste dos Estados Unidos, uma atenção aos detalhes que só podem realmente ser obtidos por aqueles que viveram lá antes. Até personagens menores são revelados e se sentem pessoas reais, mesmo que estejam em uma cena só. Os cortes e a cinematografia do programa consistentemente fazem sentido e aumentam a narrativa e o humor, muitas vezes adicionando humor a situações que normalmente não seriam engraçadas.

Wayne (Mark McKenna) e Del (Ciara Bravo)

“Wayne” encontra-se na posição única de ser uma peça de ficção verdadeiramente original, desprovida da maioria dos clichês narrativos, a ponto de ser difícil, como espectador, adivinhar onde a história irá. Uma série que quase te intimida a assistir todos os episódios de uma vez só, e aí assisti-los de novo, é facilmente a mais engraçada, mais escura e melhor série que o Youtube Premium tem lançado desde que o serviço pago começou. Esse show quase me fez querer voltar para Massachusetts. Quase.

Onde: Youtube Premium

Quanto: R$20.90 por mês depois de uma amostra grátis de 30 dias

Quando: Lançado 16 de Janeiro, 2019

Até quando: prazo indeterminado

Links relacionados: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=PFOtvHtyW8s

Nome: Isabelle Izoldi Waldman

Turma: 3BPM20191 (9h20)

EU.

--

--