Weezer : Black Album

Por Pedro Lopes Tafarello

Pedro Lopes Tafarello
Araetá
3 min readApr 2, 2019

--

Capa do album Weezer (2019), Weezer

O novo album do Weezer com o mesmo nome da banda foi apelidado carinhosamente pelos fãs como o Album Negro, devido a cor da sua capa, seguindo uma discografia feitas de albuns azuis, verdes, vermelhos, brancos, etc… O album foi lançado em março de 2019 nas lojas e pelo Spotify assim como o album lançado no começo do semestre, o “Teal Album”, um album que traz apenas covers de musicas de outras bandas. O “Black Album”, ao contrario dos primeiros albuns da banda traz um som mais leve e menos “metalizado” conhecido nas paradas alternativas dos anos 90, mas mantendo a essencia da banda e suas inseguranças.

Para entender com melhor profundidade essa mudança ao longo de anos da discografia da banda foi preciso levar consideração a vida pessoal do vocalista e “frontman” da banda, Rivers Cuomo. Rivers sempre batalhou com ansiedade e inseguranças e por meio da musica ele conseguiu um meio de se expressar artisticamente. Assim os primeiros albums da banda constavam muito com esse tom de angustia e peso, junto com uma atitude de desajustado socialmente. Sempre mantendo um bom humor, Weezer se mostrava uma banda de desajustados e isso atraiu muita gente nos anos 90.

Music video by Weezer performing Undone — The Sweater Song. © 2004 Geffen Records

Ao longo dos anos, a banda foi amadurecendo e as suas musicas também, Rivers diz em varias entrevistas que a meditação lhe ajudaram a passar por uma fase muito problematica na vida dele, onde ele não tinha mais vontade de tocar e sentia como se ninguém aproveitasse suas musicas. O cantor em diversas entrevista diz que sua familia agora virou sua prioridade, e que as coisas estão cada vez melhores. Dito isso, é possivel notar uma leveza maior em suas musicas onde antes havia insegurança e angustia, musicas como “Zombies Bastards” e “Byzantyne” são exemplos de como Weezer deixou as guitarras metalizadas para melodias harmoniosas.

Ainda sim, Weezer mantem a sua essencia do humor, pois mesmo que adultos, a banda ainda é uma “desajeitada” social, onde os padrões de beleza e gostos nunca foram o forte do grupo. Mesmo mais leves, Weezer ainda mantem um som unico e diferente até mesmo do meio alternativo.

Clipe da musica “High as a Kite”, Weezer

Assim como bandas do meio alternativo dos anos 90, em exemplo Arctic Monkeys, tem mostrado uma versão mais madura do grupo, Weezer não se difere dessa leva, podendo irritar alguns fãs e gerar algumas criticas negativas. O “Black Album” é um album mais harmonioso do grupo e mostra um lado mais maduro, e assim como a banda amadureceu ela sub entende que aqueles que cresceram ouvindo Weezer, tenham amadurecido também e passado da ansiedade e da angustia como Rivers. Para concluir nada mais justo que uma frase da musica “Zombie Bastards” onde a banda manda uma mensagem que sintetiza tudo que eu pretendia abordar nessa critica: That’s right, Music saved my life” e o album negro espera que ela tenha feito o mesmo por você.

Weezer, 2019, foto da revista Rolling Stones

Album: Weezer (2019)

Banda: Weezer

Lançamento: 1 de março de 2019

Duração:37 :39

Gravadora(s): Atlantic e Crush

Produção: Dave Sitek

Foto por Pedro Lopes

--

--