Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland)
por Ana Carolina Oliveira de Souza
The Promised Neverland é uma série de mangá que foi lançada dia 1 de agosto de 2016, escrita por Kaiu Shirai, que ganhou uma adaptação em anime produzida pela estúdio CloverWorks (Darling in the Franxx, Fairi Tail: Final Series), dirigida por Mamoru Kanbe (Sakura Card Captors, Baccano, Elfen Lied), roteiro de Toshiya Ono (Magic Kaito 1214, Ao no Exorcist: Kyoto Fujo O-hen).
A história da obra consiste em acompanhar três protagonistas: Emma, Norman e Ray, órfãos que descobrem que a vida perfeita no orfanato que viviam não era tão perfeita assim como imaginavam e tentam escapar. A vilã da história é a Mama da casa, Isabella.
Os protagonistas são: Norman, é o gênio, com inteligência fora do comum; Ray, o único com intelecto capaz de acompanhar o raciocínio de Norman; e Emma, que possui excelentes reflexos, é atlética e inteligente o suficiente para acompanhar os dois.
Isabella é a Mama responsável pelo orfanato Grace Field que abriga os três protagonistas e outras 35 crianças. Ela que esconde o terrível segredo da casa e fará de tudo para impedir a fuga das crianças.
O que cativa nesse anime é como ele passa a emoção e faz com que você simpatize com os personagens. Os episódios são bem dirigidos e sempre acabam no clímax que deixa com vontade de assistir ao próximo. Sem contar as expressões dos personagens, a animação bem feita que, combinadas com o cenário, deixam o anime ainda mais envolvente.
Gostei do anime principalmente pelo fato de tratar o gênero shounen (gênero de mangá para jovens) de uma maneira diferente. Ele usa suspense e jogos de intelecto entre as crianças e a Mama para atingirem seus objetivos. As crianças protagonistas são tratadas de forma mais adulta em relação ao intelecto. Por não seguir o padrão shounen, isso torna a história imprevisível com altos clímax e reviravoltas além da tensão causada pelo suspense meio “dark”que contradiz o cenário “feliz” que se passa a história. Sem contar a presença dos personagens, que são bem desenvolvidos e cativantes.
Cada episódio do anime dura 24 minutos contando com a abertura e o encerramento. Lançou dia 11 de janeiro e terminou dia 28 de março, fechando o primeiro arco da história com apenas 12 episódios.
É possível assistir a série pelo site e ou aplicativo do Crunchyroll.