Stephanie “Steve” Shirley

Erick Mohr
Arbeit Studio
4 min readMar 26, 2024

--

Uma lição de vida

Hoje vamos falar um pouco mais sobre uma mulher que com toda certeza inspirou e deve inspirar cada vez mais pessoas, principalmente dentro da área de tecnologia.

Ninguém menos que Stephanie “Steve” Shirley!

E aqui mesmo, falando apenas o nome, já vale uma curiosidade:

Ela passou a usar e escrever diversas cartas e materiais de comunicação assinando-os somente como “Steve”, o motivo disso vocês devem imaginar.

Construa agora na sua mente o seguinte cenário:

Desenvolvimento de Software na década de 60 quando até mesmo computadores eram uma raridade, muitas vezes ainda julgados sobre sua real utilidade, meios de comunicação limitadas, uma indústria e conjuntura completamente fechada para as mulheres e em meio a tudo isso, Stephanie resolve empreender com uma empresa que parecia ainda mais improvável, com “Desenvolvimento de Software” em uma época onde isso tinha “pouco” ou “valor algum” e na maioria das vezes o software era “dado” a quem adquiria um computador.

Vamos pensar um pouco sobre isso, nessa época quem usava em sua maior parte computadores eram agencias de governo, programas militares, programas espaciais ou um numero muito restrito de empresas com um poder de compra elevado. Ou seja, um mercado muito escasso ainda e onde “vender” software era algo totalmente novo (De acordo com algumas pesquisas até mesmo impraticado, o software era "dado" ao adquirir um computador).

E mesmo em meio a tudo isso, veio a abertura da empresa de Stephanie com um capital de $6 dólares!

Com todo esse cenário, vale o convite para pensar: Porque achamos que algumas atividades ou coisas do dia a dia são difíceis de fazer? Observem como temos, dada a oportunidade, muito mais ao nosso alcance. Veja a força de vontade e garra que Stephanie teve para chegar onde queria!

Agora uma curiosidade sobre o nome “Steve”, no inicio da empresa, Stephanie prospectava seus possíveis clientes enviando cartas e oferecendo os serviços, sem muito sucesso.
Quando incentivada pelo seu marido, ela passou a assinar as cartas como "Steve Shirley". As respostas começaram a surgir (Pois é, causa indignação)!

Mesmo diante disso, mais uma vez ela foi em frente com o seu sonho.

Anos depois, com diversos contratos já firmados e a empresa crescendo, sempre foi priorizada a contratação de mulheres na empresa. E aqui vem algo muito interessante, eram priorizadas mulheres, com filhos e permitia que trabalhassem de casa. Ou seja, de forma remota. Olha só que interessante isso, nos anos 60 esse tipo de visão. Stephanie conseguiu criar uma operação com trabalho remoto nos anos 60. Incrível!

Nos anos 80 a empresa já era conhecida mundialmente!

Uma das coisas que todos já ouvimos falar em noticiários, são as famosas "caixas pretas" que existem nos aviões. Pois é, a empresa dela foi uma das pioneiras no desenvolvimento de software para esse tipo de equipamento.

Falando na empresa ainda, o nome escolhido era muito interessante também, “Freelance Programmers”.

É isso mesmo, uma Softwarehouse fundada nos anos de “Peace and Love” trabalhando de forma remota. A Freelance Programmers foi a primeira empresa de desenvolvimento de software do Reino Unido. Depois a empresa passou a se chamar de Xansa.

Vale a pena falar sobre a empresa pois Stephanie tomou mais algumas ações nela que foram memoráveis. Uma delas foi em 1996, quando ela deu parte das suas ações aos funcionários. Essa parte foi mais de 51% da empresa!

Curiosidades sobre a vida

Stephanie “Steve” Shirley nasceu em 1933 em Londres, Inglaterra. Filha de imigrantes judeus da Europa Oriental, ela teve uma infância difícil marcada pela pobreza e pelo antissemitismo. Apesar das dificuldades, Stephanie era uma aluna brilhante e estudou matemática e física na Universidade de Oxford.

Stephanie Shirley recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por seu trabalho, incluindo:

  • OBE (Ordem do Império Britânico): Em 1980, foi condecorada com a Ordem do Império Britânico por seus serviços à indústria de tecnologia.
  • Dameship: Em 2000, foi nomeada Dama do Império Britânico por seus serviços à comunidade.
  • Prêmio Ada Lovelace: Em 2013, recebeu o Prêmio Ada Lovelace, que reconhece mulheres que fizeram contribuições significativas para a ciência e tecnologia.

Fonte de inspiração

Como a essa altura todos devem estar pensando sobre tudo o que essa mulher fez e todas as dificuldades enfrentadas e vencidas, vamos mais uma vez como muitas pessoas já fizeram, nos inspirarmos em Stephanie e levar para nossas vidas que nada é impossível de ser realizado se tivermos a intenção e dedicação certa!

Com isso podemos chegar muito longe!

Esperamos que esse breve texto sobre Stephanie sirva como uma inspiração para que cada vez mais mulheres possam quebrar barreiras neste e em outros mercados!

Conta pra gente

Você conhece outra mulher que impactou a tecnologia, ciência e engenharia?

Comente e compartilhe!

--

--