Protagonismo Criativo

Francisco Albuquerque
arcohub
Published in
3 min readJun 10, 2020

Você se sente desafiado a ser mais criativo?

Acredito que para uma boa parte das pessoas, entender o que é a criatividade, como ela se manifesta e o mais importante, perceber a nossa criatividade, é um desafio. Em algumas áreas da nossa educação formal, não fomos (ou somos) tão estimulados a dar valor para a criatividade e isso afeta diretamente a maneira como nos percebemos como seres criativos ou não.

Partindo dessa premissa e trazendo também um pouco da minha observação de como a criatividade é percebida em alguns dos contextos que eu atuo, além da minha curiosidade pessoal sobre o assunto, busquei reunir aqui alguns dos conceitos, definições e dicas que eu acredito que podem despertar e/ou ampliar a nossa criatividade.

Em 2012 eu me deparei com uma autora chamada Tina Seelig, neurocientista e professora da escola de design de Stanford. Particularmente, eu gosto muito do conceito de máquina da inovação, estudado por ela e apresentado em detalhes em seu livro "InGenium — Um curso rápido e eficaz sobre criatividade".

A autora defende a ideia que para sermos mais criativos, temos que ativar alguns componentes como vocês podem ver abaixo:

Máquina da Inovação — Tina Seelig

Essa tal "máquina", é uma referência a um motor à combustão. Onde temos fatores externos (combustível) que acionam os fatores internos (pistão/sistema de injeção). Vejam e concluam:

INTERNO

CONHECIMENTO: fornece o combustível para sua imaginação.

IMAGINAÇÃO: catalisadora para transformar o conhecimento em novas ideias.

ATITUDE: é a faísca que aciona a máquina da inovação.

EXTERNO

RECURSOS: são todos os bens na sua comunidade de trabalho / atuação.

HABITAT: é seu ambiente local, inclusive sua casa, sua escola ou seu escritório.

CULTURA: compreende crenças, valores e comportamentos coletivos em sua comunidade.

Para esse motor funcionar bem, é preciso ativar esses elementos de forma consciente. Precisamos colocar em prática a nossa criatividade para ativar a criatividade!

Imagine você, que atua "ativando" a criatividade das pessoas… esse é o tipo de conceito que lhe permite entender como criar uma experiência que possibilite maior possibilidade criativa e consequentemente (se este for o caso) mais inovação.

E o "eu criativo" nessa história? Quero deixar algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo:

  • o que é criatividade para mim?
  • quando eu me sinto criativo?
  • qual o meu processo criativo?
  • o que me inspira?
  • como eu me desafio criativamente?

Minha intenção aqui não é dar respostas prontas, mas mostrar algumas referências que ampliam as possibilidades de você ser o protagonista da sua criatividade.

A dica que eu dou é: desafie-se! faça coisas diferentes, leia livros que você costumeiramente não leria.. converse com pessoas com visões diferentes da sua… aprenda um instrumento musical, comece a pintar, pratique um esporte diferente… ou seja, amplie o seu repertório! Isso já te ajudará a ativar o seu potencial criativo e com certeza você descobrirá coisas novas.

Todos nós temos um potencial criativo muito maior esperando para ser explorado. — Tom e David Kelley

Para finalizar, gostaria de indicar essa seleção de vídeos que trazem mais reflexões sobre protagonismo criativo.

TED 2009: Elizabeth Gilbert é a autora do livro "Comer, rezar, amar". Ela nos provoca sobre como lidar com as nossas "vozes criativas" e como empregá-las em nosso trabalho.

TED 2006: Sir Ken Robinson, apresenta nesse TED uma visão de como as escolas operam para matar a nossa criatividade.

TED Global 2010: Steven Johnson (de onde vêm as boas ideias) é semioticista e esse TED (que também é um livro), é um dos meus preferidos. Ele aborda a criatividade sob uma perspectiva dos ambientes que possibilitam o lampejo para a inovação.

TED 2012: David Kelley traz uma visão sobre como processos de design podem permitir que a criatividade seja colocada em prática no dia a dia de projetos organizacionais, permitindo confiança criativa aos seus colaboradores.

Também deixo essa playlist do TED com mais vídeos: https://www.ted.com/playlists/170/kickstart_your_creativity

Bibliografia indicada para se aprofundar:

  • De onde vêm as boas ideias — Steven Johnson
  • InGenium — Um curso rápido e eficaz sobre criatividade — Tina Seelig
  • Confiança criativa — Tom Kelley e David Kelley

--

--

Francisco Albuquerque
arcohub

Designer Estratégico, professor da pós de design e inovação do IED-SP, co-fundador da Arco Hub www.arco.cc, discute inovação em negócios e cidades do futuro.