Descubra Como É a Rotina De Uma Desenvolvedora Mobile Por Aqui

Laura Carvalho
ArcTouch
Published in
3 min readNov 5, 2021

Sou desenvolvedora mobile (com foco em iOS) aqui na ArcTouch há quase 6 anos. Durante esse tempo, consegui mergulhar bastante nessa área que faz meus olhos brilharem diariamente. E, diferentemente do que se poderia imaginar, não, eu ainda não cansei do que faço por aqui.

Na ArcTouch, não chega aquele momento em que a pessoa desenvolvedora mobile olha para o próprio trabalho e sente que estagnou. Uma das coisas que influenciam isso é que tem vários projetos acontecendo simultaneamente com equipes diversas, e, com isso, há espaço para experimentar muitas coisas diferentes.

Claro que, por trás de todas as novidades e inovações incríveis que estamos desenvolvendo por aqui, cada um precisa ter uma rotina. A boa notícia é que cada pessoa pode estruturar essa rotina da forma que se sentir mais confortável.

A base para começar (quase) todos os meus dias

A rotina que vou compartilhar com você é justamente aquela que mais me ajuda a ser produtiva. Afinal, após tantos anos, já tive muita abertura para experimentar outros formatos. (Quem sabe, minha forma de organizar o dia a dia não te inspira a tentar uma nova maneira?)

Logo após ligar meu computador, olho a agenda para saber os compromissos que terei naquele dia, assim, posso me planejar. Depois, eu confiro meu e-mail e o Slack — esses dois últimos são especialmente importantes porque nossa comunicação geralmente é assíncrona, já que trabalhamos em horário flexível e com equipes de outros países.

O próximo passo que sigo é abrir o GitHub para fazer os code reviews que estão abertos. Isso, claro, pode ser repetido mais algumas vezes ao longo do dia, conforme a necessidade. Por fim, abro o Jira para ver como estão os status dos tickets em que estou envolvida e, então, pego uma nova tarefa ou continuo de onde parei.

Quando essas tarefas básicas são finalizadas é que começa a “emoção”, digamos assim. Sempre estou envolvida em projetos diferentes, com novos requisitos e desafios. Então, as tarefas e pesquisas que terei que fazer a partir daqui estão sempre se renovando — e eu absolutamente adoro isso. Navegar entre equipes e clientes é algo que sempre me dá um novo gás enquanto desenvolvedora mobile.

Toda rotina tem seus desafios…

Apesar de eu gostar muito dessa nossa dinâmica aqui na ArcTouch, é importante falarmos dos desafios que ela também traz. (O que não precisa ser visto como algo ruim, até porque são os desafios que nos ajudam a crescer na carreira, não é mesmo?).

Na minha percepção, um desafio rotineiro que pessoas que são desenvolvedoras mobile têm por aqui é a comunicação. Quando mudamos de equipe ou de cliente é sempre necessário buscar a melhor forma de se comunicar nesse novo cenário. Um tom não funciona igualmente bem com todo mundo, assim como uma forma de explicar algo. É preciso exercitar a empatia para encontrar soluções, especialmente no início de um projeto, quando quase tudo é novo, incluindo as pessoas envolvidas.

Um desafio que também pode surgir é lidar com tarefas novas. Quando é uma tarefa que já temos costume, sabemos o que precisamos fazer ou quem podemos procurar para nos apoiar. Porém, quando temos uma novidade em nossas mãos, é preciso pesquisar, ir atrás de conteúdo, além de testar e adaptar possibilidades de resolução para um problema.

… porém, por aqui, enfrentamos tudo unidos

Se tem algo que eu acho que é um absoluto diferencial de trabalhar aqui — além da rotina dinâmica que já mencionei — são as pessoas. Todo mundo que está aqui tem um profundo fit cultural com a ArcTouch. Por isso, nossos valores, especialmente ownership e fellowship, podem ser observados em todo mundo e em cada projeto. Isso faz com que o nível do nosso time seja muito elevado e os resultados acompanhem tudo isso. E não falamos só de resultados relacionados ao negócio, mas também de crescimento pessoal, de investimento e apoio aos nossos colaboradores, de iniciativas de diversidade e times inclusivos. Com certeza grande parte de nossa cultura e atitudes se refletem em nosso reconhecimento pela Great Place To Work.

Nossa equipe aqui da ArcTouch é formada por pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Então, se você é uma pessoa desenvolvedora mobile que se identifica com o nosso jeito de ser e fazer digital products and lovable apps, junte-se a nós.

--

--