Diversidade cultural no trabalho: desenvolvedora Mobile fala da importância dessa pluralidade

Team ArcTouch
ArcTouch
Published in
3 min readNov 8, 2021
Photo from Unsplash

Você já ouviu alguém falar que diversidade cultural no trabalho é algo que não deveria importar? Se sim, saiba que a pessoa que falou isso está bastante enganada. O motivo disso é que diversidade cultural vai muito além de simplesmente trabalhar com pessoas que vieram de lugares e contextos diferentes. Tem a ver com trabalhar com pessoas que, por terem tido essas origens tão distintas, conseguem ver problemas e encontrar soluções de uma forma diferente e complementar. Isso com certeza é algo extremamente poderoso quando o assunto é desenvolver produtos digitais de alta qualidade e impacto.

Para falar sobre o tema, convidamos a Laura Carvalho, engenheira de software para iOS para um papo rápido. Ela tem pelo menos 5 anos e meio de histórias por aqui e, seguindo a sua experiência, já viu na prática a importância da diversidade cultural no trabalho.

O valor da diversidade no desenvolvimento

Pensando no desenvolvimento, será que a diversidade de pessoas faz diferença? Segundo a Laura, sim, mas isso vai muito além da questão técnica. “O técnico acaba sendo muito homogêneo. O texto técnico é o mesmo, o que muda é o quão experiente a pessoa é naquilo.” Sem contar que, por aqui, a troca de conhecimento técnico é parte da cultura e é feita diariamente. “Temos reuniões diárias com os times para apresentar os percalços, aprendizados, dificuldades e sucessos. Além disso, temos uma reunião mensal para trocar com toda a empresa,” explica Laura.

Então, quando é que a diversidade cultural no trabalho se mostra especialmente valiosa? Na hora de ter novas ideias e propor soluções inovadoras para os problemas que surgem durante os muitos processos de desenvolvimento que acontecem por aqui. Nesse sentido, Laura explica que “é sempre bom ter pessoas diferentes, com pontos de vista diferentes, independentemente do nível de senioridade. Essa pluralidade de culturas, gêneros, e mais, causa essa troca. Às vezes a pessoa te dá um caso que você ainda não tinha pensado por simplesmente não ter a vivência que precisava para enxergá-lo e isso é realmente enriquecedor.”

Porém, vale recordar que aumentar a diversidade cultural no trabalho que desempenhamos é um processo contínuo. “Estamos trabalhando a diversidade, especialmente na inclusão de mulheres. Porém, é claro que tem outros aspectos que precisamos trabalhar além de gênero no futuro,” conta ela.

Diversidade cultural no trabalho enriquece o dia a dia

“É algo que sai do escopo do desenvolvimento. Independentemente de gênero, religião, cor e estilo, diversidade cultural no trabalho é sempre bom e é algo que a gente nota na ArcTouch em geral. Trabalhamos com pessoas de outros países e cidades e a cultura de cada uma delas contribui para formar a cultura da empresa,” diz Laura.

Essas trocas enriquecem também o âmbito pessoal. A presença de pessoas de origens diversas por aqui já culminou até na troca de expressões. “Eu sou de Minas e tinham expressões do “manezinho” (apelido dado para as pessoas nascidas em Florianópolis) que eu não sabia. Também teve uma troca com uma colega da Bahia que uma vez trouxe um ‘dicionário de ‘baianês’,” conta ela.

Já deu para ver que por aqui valorizamos bastante a diversidade cultural no trabalho, né? Isso porque, além de enxergarmos a sua importância, queremos que a ArcTouch seja segura e acolhedora para todas as pessoas. Se você se identificou e quer trabalhar com tecnologia em um ambiente como o nosso, inscreva-se em nossa base de talentos!

--

--

Team ArcTouch
ArcTouch

We help companies create lovable 🧡 apps, websites, and connected experiences.