Saiba como é a rotina de um Profissional de QA por aqui

Team ArcTouch
ArcTouch
Published in
4 min readSep 20, 2021

Quem é profissional de QA sabe que essa carreira é repleta de desafios e que, para se sair bem, é preciso ser uma pessoa detalhista e cuidadosa. E, como esse trabalho é geralmente desempenhado ao lado de uma grande equipe de pessoas desenvolvedoras, também acaba sendo necessário saber se comunicar muito bem.

No nosso caso, tudo isso ainda vem aliado a princípios de qualidade de software modernos e eficazes, que realmente tornam o dia a dia da área bem diferente da rotina de empresas que seguem o jeito mais tradicional de fazer gestão de qualidade.

Para te contar como tudo isso funciona, convidamos o Warlley Freitas, nosso analista de Quality Assurance. Durante o papo, ele abordou atividades, desafios e diferenciais que ele encontra por aqui. Vamos lá?

Como é a rotina do Warlley?

Na ArcTouch trabalhamos com metodologias ágeis, então o trabalho se inicia com a checagem do board, que pode ser tanto Kanban quanto Scrum, dependendo da necessidade do projeto.

“É no board que se concentra o fluxo de trabalho dos projetos que atuo, incluindo listas de tarefas, status e ordem de prioridade de cada uma”, contou ele.

Isso também é acompanhado de uma olhada nos canais de comunicação (Gmail e Slack), que acabam sendo onde as principais conversas acontecem, já que quem faz parte do nosso time muitas vezes está distante do escritório. E, claro, seguindo no mesmo ritmo do home office, o Warlley também aproveita para ver as reuniões e compromissos agendados para o dia.

E depois de checar tudo isso?

“Me organizo para iniciar minhas tarefas, seja planejamento e criação de cenários de teste ou a execução destes (manuais e automatizados). No projeto que estou atualmente, por exemplo, estou utilizando um framework de automação em Python para um site CMS”, contou Warlley.

Também faz parte da rotina de quem é profissional de QA acompanhar o processo de desenvolvimento e propor melhorias, ajustando-o conforme a necessidade do projeto para que a qualidade final do produto seja excelente.

Por aqui a participação em algumas reuniões também são bastante importantes para o andamento dos projetos. “Elas podem ser distribuídas ao longo do dia, mas tem uma que acontece diariamente denominada ‘Standup Meeting’, onde nos reunimos com todos os membros da equipe e discutimos o status do projeto, possíveis impedimentos nas atividades de cada membro e são feitos anúncios importantes”.

Conforme nos conta Warlley, ainda dentro deste fluxo há também pausas para tomar um café, ler um livro e até jogar algumas partidas de videogame. “Somos encorajados a ter momentos de lazer!”, contou Warlley.

Por fim, ele disse que outra tarefa que faz parte da sua rotina é ajudar as outras pessoas da equipe. (Muito parecido com o que a Cintia Zago falou sobre trabalhar com desenvolvimento full stack por aqui, né?) “Temos espaço e incentivo para dar suporte aos colegas quando alguém compartilha uma dúvida ou precisa de uma ajuda em algo específico”.

Quais são os desafios de ser profissional de QA aqui?

“Acredito que um dos principais desafios na minha rotina é a comunicação frequente com todo mundo que faz parte do projeto”, contou Warlley. “Gerentes de projeto/produto, designers, pessoas desenvolvedoras e até mesmo clientes/parceiros precisam estar em sintonia frequente para que todo mundo entenda as necessidades do projeto e não deixe escapar nenhum detalhe.”

E para fazer tudo isso que ele compartilhou por aqui, nada mais importante do que ser uma pessoa profissional de QA que se preocupa em desenvolver as suas habilidades comportamentais. É com uma boa comunicação que conseguimos o ideal: “garantir que nosso processo de qualidade está sendo seguido da melhor forma possível considerando as características de cada projeto”.

E qual é a diferença para as outras empresas?

Para finalizar o nosso papo, perguntamos para o Warlley se tem algo na rotina dele por aqui que é diferente do que ele viveu em outras empresas. A resposta dele foi focada em algo central para todo mundo por aqui: pessoas.

“Posso afirmar que as pessoas que trabalham aqui são extremamente competentes e possuem um alto nível técnico. Além disso, elas se importam com seu bem-estar e possuem um forte senso de equipe, então todo mundo se ajuda no dia a dia e o trabalho acaba ficando mais prazeroso”, finaliza ele.

E aí, curtiu a rotina do Warlley e quer ser profissional de QA ao lado de uma equipe apaixonada por criar lovable apps and digital products? Faça parte da nossa base de talentos!

--

--

Team ArcTouch
ArcTouch

We help companies create lovable 🧡 apps, websites, and connected experiences.