WhatsApp fora do ar: lições e insights de um Dev Mobile

Team ArcTouch
ArcTouch
Published in
4 min readDec 6, 2021

No dia 4 de outubro de 2021, WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar por mais de 6 horas em uma das maiores quedas da história desses aplicativos. O problema foi a nível global, afetando milhões de usuários e desenvolvedores.

Além de horas sem conseguir utilizar os apps, a falta de informações sobre o que poderia ter causado o apagão deixou muitas pessoas preocupadas. Alguns chegaram a cogitar um ataque hacker a fim de roubar dados, outros fizeram brincadeiras comparando o tamanho do impacto causado pela queda dos três aplicativos com o fim do mundo, já que, sem eles, muitas atividades — profissionais e pessoais — foram inviabilizadas.

Entre tantas especulações, a resposta só chegaria horas depois, por meio de uma nota do Facebook explicando o ocorrido.

Passado o grande susto, hoje podemos olhar para o evento e extrair aprendizados e novos conhecimentos. Pensando nisso, conversamos com David Pedroza, Engenheiro Android aqui na ArcTouch. Em um bate-papo para lá de interessante, ele nos contou o que causou a queda dos aplicativos Facebook e ainda nos deu lições e insights sobre o WhatsApp. Quer conferir? Então continue a leitura conosco!

A queda do WhatsApp

David começa nos explicando que o apagão de mais de 6 horas no WhatsApp (bem como no Instagram e Facebook) não foi devido a uma falha específica nos aplicativos, e sim nos servidores da empresa durante um update do serviço.

A equipe de infraestrutura do Facebook emitiu um comando responsável por analisar a disponibilidade da capacidade da rede. De forma inesperada, ocorreu um excesso de demanda que derrubou todas as conexões, retirando as informações dos aplicativos do BGP (Border Gateway Protocol) e inviabilizando o acesso dos usuários.

“Na prática há bastante protocolos para evitar esse tipo de erro. O que aconteceu é que a própria ferramenta que deveria barrar isso tinha uma falha, que deixou o erro acontecer, e nenhum dos serviços — nem do instagram, facebook ou whatsapp — conseguiam resolver o problema”, explica David.

Vazamento de dados e nível de segurança do WhatsApp

Como já mencionamos, muitas pessoas associaram a queda dos aplicativos a um ataque hacker e a um eventual vazamento de dados. David afirma que o risco de exposição de informações não existe, já que os aplicativos em si não foram afetados.

Quanto ao nível de segurança que o aplicativo de mensagens oferece, nosso Androider explica que o WhatsApp foi um dos pioneiros da criptografia de ponta a ponta. “ Isso quer dizer que se eu estou lá no servidor do WhatsApp e quero acessar a mensagem que você mandou, eu não consigo. A única chave que vai conseguir desbloquear a mensagem para você ler o que chegou está no seu próprio celular. “

O aplicativo na visão de um Engenheiro Mobile

Se o susto causado pelo apagão representa uma boa oportunidade para lições e insights, podemos também aproveitar o momento para entender melhor o próprio aplicativo e toda sua genialidade.

Segundo David, o WhatsApp, lançado em 2009, foi inovador e ainda segue firme como um dos mensageiros mais utilizados ao redor do mundo por unir simplicidade à excelência técnica. “Eles usam protocolos e esquemas de troca de mensagens de servidores que são os melhores do ponto de vista técnico. Eles pegaram isso e entregaram em um aplicativo simples e rápido”, explica o especialista.

Otimizando processos após a falha

Falhas como a que ocorreu com o WhatsApp podem acontecer a despeito de todas as medidas de segurança. Depois de contornadas, a grande questão é como extrair lições para que ela não ocorra novamente.

David Pedroza nos conta que o ideal é a realização de um plano de ação para tornar os processos que falharam mais robustos. É comum que, após as falhas, seja criado um documento chamado postmortem. Nele registra-se as causas de cada falha, os pontos afetados e as soluções para evitá-las.

No caso da queda dos aplicativos Facebook, David comenta: “Eu tenho certeza que, a partir dessa falha, foram criadas novas etapas de protocolo, segurança e validação. Provavelmente a ferramenta de validação dos comandos foi atualizada para corrigir o bug e para fazer esse tipo de comando daqui pra frente terá um double check.”

Se você também se interessa por Mobile e deseja atuar e inovar no universo do desenvolvimento, a ArcTouch pode ser o seu lugar. Confira nossas vagas abertas e venha fazer parte do nosso time de talentos!

--

--

Team ArcTouch
ArcTouch

We help companies create lovable 🧡 apps, websites, and connected experiences.