From Brazil to Portugal: A Journey of Personal and Professional Growth

Judi Hornsby-Kerr
Ardanis
Published in
5 min readNov 28, 2023
Gabriele Kiane in Porto

By Gabriele Kiane

Moving from Brazil to Portugal at the age of 24 (two years ago) opened doors to a world of opportunities for me as a front end developer seeking new horizons and the fulfillment of a dream to live outside my home country. The decision was driven by the desire for personal and professional growth, and it has been a transformative experience.

The chosen destination was Portugal, a beautiful country with an enriching culture. Adapting to Portuguese culture has been a fascinating journey, influencing not only my daily routines but also shaping my perspective on life. One of the first aspects of this cultural transition was the language. Although Portuguese in Portugal shares similarities with Brazilian Portuguese, the nuances in pronunciation and local expressions added an enriching layer to my language skills. Moreover, the quality of life I found in Portugal surpassed my expectations, providing an environment conducive to personal and professional growth. This experience has been marked not only by professional achievement but also by the enjoyment of a balanced, secure, and fulfilling life — fundamental aspects that make my decision to move to Portugal truly rewarding.

The work-life balance in Portugal is a notable facet of my experience, standing out as one of the most enriching elements since my relocation. Portuguese culture values not only professional success but also the fundamental importance of enjoying life outside the workplace.

One noteworthy characteristic is the more balanced workday, allowing me to dedicate myself to work efficiently without sacrificing precious time devoted to my personal life. The mindset prevalent in Portuguese companies emphasizes productivity during working hours, promoting effectiveness while recognizing the importance of disconnecting after work.

My move to Portugal not only expanded my professional horizons but also provided a unique opportunity to work for an Irish company — Ardanis, whose culture and commitment to personal development captivated me from the start. I joined Ardanis as a junior frontend developer, eager to learn and expand my knowledge, and they believed in me, opening doors to a domain that I am exploring and expanding. This encouraging approach not only boosted my self-confidence but also highlighted the inclusive and growth-oriented culture of the company.

Ardanis not only gave me the opportunity to work on something I love but also built an environment where learning is valued and growth is encouraged. This experience has been a catalyst for my professional development and proof of how the support of a company and belief can unlock potential I never imagined I possessed.

In conclusion, my journey from Brazil to Portugal is a narrative that underscores the importance of believing in our dreams and embracing challenges with determination. This unique experience has taught me valuable lessons about resilience, learning, and trust.

Despite the physical distance that separates me from my family and my home country, the joy and fulfillment I find in this journey are priceless. Homesickness is real, but the opportunities for growth, learning, and the pursuit of my dreams make each step significant.

Therefore, I encourage all those with aspirations and dreams to believe in their ability to overcome challenges. Life is a constant evolution, and often the most transformative moments are on the other side of the comfort zone. Be persistent, stay true to your goals, and be open to the opportunities that life presents.

Believe in your dreams, for they are the driving force that propels us to reach heights we never thought possible.

PORTUGUESE:

Do Brasil para Portugal: Uma Jornada de Crescimento Pessoal e Profissional

Mudar do Brasil para Portugal aos 24 anos (2 anos atrás), abriu portas para um mundo de oportunidades para mim, uma desenvolvedora frontend em busca de novos horizontes e em busca de realizar um sonho de viver fora do meu país. A decisão foi impulsionada pelo desejo de crescimento pessoal e profissional, e tem sido uma experiência transformadora.

O país de destino era Portugal, um país lindo e com uma cultura enriquecedora. Adaptar-me a cultura portuguesa tem sido uma jornada fascinante, influenciando não apenas minhas rotinas diárias, mas também moldando minha perspectiva sobre a vida. Um dos primeiros aspectos dessa transição cultural foi a língua. Embora o português de Portugal compartilhe semelhanças com o português do Brasil, as nuances na pronúncia e expressões locais adicionaram uma camada engrandecedora às minhas habilidades linguísticas. A culinária portuguesa, com seus sabores diversos e especialidades regionais, tornou-se uma exploração deliciosa. Além disso, a qualidade de vida que encontrei em Portugal superou minhas expectativas, proporcionando um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional. Esta experiência tem sido marcada não apenas pela realização profissional, mas também pelo desfrute de uma vida equilibrada, segura e plena, aspectos fundamentais que fazem da minha decisão de mudar para Portugal uma escolha verdadeiramente gratificante.

O equilíbrio entre trabalho e vida em Portugal é uma faceta notável da minha experiência, destacando-se como um dos elementos mais enriquecedores desde a minha mudança. A cultura portuguesa valoriza não apenas o sucesso profissional, mas também a importância fundamental de desfrutar da vida fora do ambiente de trabalho.

Uma das características marcantes é a jornada de trabalho mais equilibrada, que permite que eu me dedique ao meu trabalho de maneira eficiente sem sacrificar o tempo precioso dedicado à minha vida pessoal. A mentalidade que permeia as empresas portuguesas enfatiza a produtividade durante as horas de expediente, promovendo a eficácia e, ao mesmo tempo, reconhecendo a importância de desconectar após o trabalho.

Minha mudança para Portugal não só ampliou minhas perspectivas profissionais, mas também me proporcionou uma oportunidade única de trabalhar para uma empresa irlandesa — a Ardanis, cuja cultura e compromisso com o desenvolvimento pessoal me cativaram desde o início. Entrei na Ardanis como desenvolvedora frontend júnior, com muita vontade de aprender, de expandir meu conhecimento e eles acreditaram em mim, abrindo portas para um domínio que estou explorando e expandindo. Essa abordagem encorajadora não apenas impulsionou minha autoconfiança, mas também destacou a cultura inclusiva e orientada para o crescimento da empresa.

A Ardanis não apenas me deu a oportunidade de trabalhar em algo que eu amo, mas também construiu um ambiente onde o aprendizado é valorizado e o crescimento é incentivado. Essa experiência tem sido um catalisador para meu desenvolvimento profissional e uma prova de como o apoio e a crença de uma empresa podem desencadear um potencial que nem eu mesmo imaginava possuir.

Em conclusão, minha jornada desde o Brasil até Portugal é uma narrativa que destaca a importância de acreditar nos nossos sonhos e abraçar desafios com determinação. Essa experiência única me ensinou valiosas lições sobre resiliência, aprendizado e confiança.

E, apesar da distância física que me separa da minha família e do meu país de origem, a alegria e realização que encontro nessa jornada são inestimáveis. A saudade é real, mas a oportunidade de crescimento, aprendizado e a busca pelos meus sonhos tornam cada passo significativo.

Assim, encorajo todos aqueles que têm aspirações e sonhos a acreditarem na sua capacidade de superar desafios. A vida é uma constante evolução, e muitas vezes os momentos mais transformadores estão do lado de lá da zona de conforto. Seja persistente, mantenha-se fiel aos seus objetivos e esteja aberto às oportunidades que a vida apresenta.

Acreditem nos seus sonhos, pois são eles que nos impulsionam a alcançar alturas que jamais pensamos ser possíveis.

--

--