Demácia em Ruínas

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Published in
6 min readJan 7, 2019

Impacto na Lore e Campeões

Demacia partida, seria isso consequência de punição divina ou apenas uma consequência dos erros praticados por essa cidade-estado? Vamos conversar sobre a Lore de Demacia e possíveis transformações que possam estar a caminho com não apenas o lançamento de um campeão e o relançamento das irmãs, mas também com mudanças enormes na lore e na nossa percepção do reino de Demacia.

No vídeo anterior sobre “É assim que se Divide um Reino” eu falei sobre algumas teorias e possibilidades do que vem pela frente em Demacia com os teasers do que deve ser o novo campeão, ainda sem nome, chamado por alguns de Syllas mas que será chamado aqui de “O Prisioneiro”.

Naquele vídeo me foquei bastante em falar sobre esse novo campeão e apenas passei por cima de alguns aspectos importantes que são revelados pelas imagens, como por exemplo, possíveis mudanças profundas na forma como conhecemos Demacia e, quem sabe, revelações sobre seu passado.

Demacia, a cidade estado que hoje é um símbolo luminoso paras as nações não é o paraíso na terra como muitas vezes somos levados a acreditar, o próprio texto introdutório no Universo fala um pouco a respeito dela:

“Demacia é uma forte sociedade de ordem que tem uma história militar prestigiosa. Ela valoriza muito os ideais de justiça, honra e dever, e seu povo é intensamente orgulhoso. Demacia é uma sociedade agrária autossuficiente, com abundância de terras férteis, florestas densas de onde é retirada madeira e montanhas ricas com recursos minerais. Ela é inerentemente defensiva e reclusa, parcialmente em resposta aos ataques frequentes de bárbaros, saqueadores e civilizações expansionistas. Alguns sugerem que a época áurea de Demacia já passou e, a não ser que ela consiga se adaptar a um mundo em desenvolvimento, algo que muitos acreditam que não é possível, seu declínio é inevitável. Ainda assim, Demacia continua sendo um dos poderes dominantes em Valoran e ostenta o melhor e mais bem treinado exército de toda Runeterra.”

No entanto, primeiramente devemos falar sobre a fundação dessa cidade, a história dela começa com os cataclismas que aconteceram em Runeterra como consequência das Guerras Rúnicas, confrontos de enorme escala nos quais as Runas Globais foram usadas causando enorme destruição para todos os lados, fazendo com que muitos pensassem que poderia ser o fim do mundo.

Alguns sobreviventes desse confronto fugiram para uma região afastada, ao oeste de Valoran e nesse local se estabeleceram, em parte graças ao que encontraram nessa região, uma floresta ancestral petrificada.

Eventualmente eles nomearam esse material encontrado nas árvores petrificadas de Petricita, um mineral que possuía capacidades de anular magia e foi fundamental para que esses sobreviventes superassem os magos em seu encalço e pudessem prosperar como nação.

Com o tempo, a região que viria a se chamar Demacia passou a abrigar outros fugitivos dessa guerra sem sentido que cada vez mais parecia próxima de exterminar o planeta.

Esse aspecto é extremamente importante pois é uma das pedras fundamentais na formação de Demacia, sua cultura e do que possivelmente possa ter vindo a ser seu maior erro, um temor pela magia e pelos que nascem com ela.

No conto do Coração Demaciano, somos apresentados à dura realidade de quem possui o dom da magia mas tem a infelicidade de nascer em terras Demacianas, perseguidos e exterminados, os magos são extremamente mal vistos nessa nação que busca de toda forma precaver-se de indivíduos poderosos que possam talvez resgatar os terrores das Guerras Rúnicas.

Com isso percebemos que a sociedade de Demacia talvez tenha problemas bem profundos como a corrupção e o preconceito, corrupção pelo fato da magia estar presente em famílias importantes, como aprendemos com a história de Lux e a Brigada Luminar, o que faz com que provavelmente existam dois pesos e duas medidas para os usuários de magia no fim das contas.

Aqueles pobres e que não nascem em famílias poderosas são caçados como animais raivosos e exterminados em nome de uma justiça que se mostra implacável, enquanto isso aqueles que nascem em famílias tradicionais, encontram conivência e conseguem sobreviver.

O exemplo de Sylas é bem claro, neste conto vemos um jovem que é usado pelo exército Demaciano para localizar, identificar e exterminar magos, demonstrando que quando alinhados aos objetivos do estado, os magos são até toleráveis.

Ainda no vídeo anterior, falamos também sobre o rastro de destruição que o campeão das correntes, o prisioneiro, parece deixar em seu caminho por demacia, afrontando não apenas os defensores do reino como Garen, Lux e Galio, mas também vitimizando a família Real, com o possível extermínio de Jarvan Terceiro pelas mãos de Garen controladas por esse campeão.

Somado a isso, temos o vindouro relançamento das irmãs angelicais Kayle e Morgana, agora com histórias ainda não reveladas, mas alinhadas com Demacia, pela proximidade do lançamento do campeão, indicam que algo maior possa estar acontecendo.

No passado a Riot já utilizou imagens de teaser para o campeão Jhin, nela campeões eram vítimas de suas habilidades e isso acabou se revelando como um recurso demonstrativo, sem conexão concreta com a lore e sem influenciar diretamente os acontecimentos do mundo.

Já nessas novas imagens, acredito que estejamos tendo uma prévia do que deve vir a ser um grande evento que transformará Demacia e nossa compreensão sobre a mesma.

Falamos de dois eventos, o lançamento do campeão das correntes, chamado de prisioneiro e com potencial de ser o Sylas do conto Coração Demaciano e do relançamento das irmãs.

Será que os dois eventos estão intimamente conectados? Seria possível que um seja consequência do outro?

Nesse campo tempos várias possibilidades como por exemplo a chegada das irmãs que liberta o prisioneiro, ou talvez o prisioneiro consiga fugir e graças a seu rastro de destruição as irmãs apareçam?

Se algo da lore antiga de Kayle e Morgana puder ainda ser aproveitado, existe ainda a possibilidade de que Morgana seja aliada desse campeão, quem sabe ela mesmo não estivesse presa junto com o prisioneiro?

Isso criaria uma possibilidade de que sua libertação poderia ser a causa da vinda de Kayle.

Essas possibilidades apontam para acontecimentos do passado de Demacia que ainda não temos ciência.

Será que a dinastia Lumiscudo, representada por Jarvan Terceiro e Jarvan Quarto, sempre foi a dinastia reinante em Demacia?

Ainda em teorias e devaneios, e se Morgana for até certo ponto responsável pela repressão à magia e Kayle vem em seu encalço como uma punição?

Existe ainda a possibilidade das duas irmãs ainda estarem unidas ao serem apresentadas a princípio, com a própria lore e seu evento sendo os responsáveis por separá-las.

Será que as duas ainda são irmãs?

De qualquer forma, os elementos apresentados até esse momento nos indicam que um evento enorme e potencialmente catastrófico atingirá Demacia e isso tem consequências enormes para o resto do mundo, sendo a primeira delas os grandes inimigos de Demacia, Noxus.

Como Noxus receberá essa informação e utilizará a seu favor? Sabemos que Swain é um general extremamente habilidoso em suas estratégias e que provavelmente não deixará de aproveitar uma oportunidade dessas.

Não apenas isso, mas Freljord é formada por muitas tribos que não estão sob a mesma liderança, com uma cultura que se assemelha à dos Vikings, pode ser a ocasião perfeita para que uma dessas tribos aproveite o clima de caos e destruição para saquear e pilhar não apenas vilarejos, mas também a grande Capital.

E qual o motivo de tantas possibilidades assim serem cogitadas? A morte do rei Jarvan terceiro e talvez o desparecimento de Jarvan Quarto.

Sem as principais figuras do reino, quem será a pessoa a sentar no Trono e comandar Demacia? Será que assim se iniciará uma guerra civil que justifica o “como dividir um Reino?”

E quais as consequências disso para os outros campeões Demacianos como Quinn, Shyvana, Lucian, Poppy… entre outros?

Qual será o impacto disso em Piltover?

Além dessas consequências diretas e indiretas no presente de Demacia, quais revelações serão feitas sobre o passado dessa nação?

Será que tudo se inicia como uma consequência do abuso de autoridade na perseguição aos magos e portadores da magia?

Ao considerarmos todas essas possibilidades vemos que Demacia pode muito bem vir a ruir criando um enorme impacto pelo que conhecemos de Runeterra, seja pela proximidade de sua arqui-rival Noxus ou mesmo o impacto que isso cause nas cidades e vilarejos sob proteção Demaciana.

Tudo o que temos no momento são possibilidades e conjecturas, fantasias para as quais as respostas devem vir apenas na próxima atualização ou revelação que a Riot venha a fazer.

--

--

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Editor for

.(R)egular guy in (P)resent time.(C)lose this world open the n(EXT).