Nomes aleatórios

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Published in
5 min readDec 29, 2014

Alguns processos para nomear quando a criatividade falha

Reciclei esse texto escrito do extinto Axisdraco, meu blog de outrora que agora descansa em paz. Na época, eu estava com saudades de escrever para o ele pois isso acontecia se muito uma vez por ano, tanto que esse post foi feito para que o ano de 2014 não ficasse completamente em branco. Não tinha interesse em focar na minha vida no blog mais, e o Facebook estava já se mostrado um lugar bem ingrato para escrever então resolvi escrever um texto que começou a nascer na minha mente quando eu precisei criar um nome para um personagem de um jogo e não queria um nome qualquer nem mesmo consegui encontrar rapidamente algum nome que eu quisesse.

Isso me levou a criar um nome. Sim, criar pois não sai procurando em listas de nomes (e elas são bem úteis no geral) mas parti do zero e resolvi compartilhar parte do processo de como as vezes crio nomes, seja para meus contos, meus romances, personagens de RPG ou para jogos online. Oras, muitas vezes precisamos criar nomes, não porque não temos uma porrada de nomes em mente, nem porque não sabemos o significado de pelo menos mais uma dezena, mas pelo simples fato de desejarmos algo “único” ou mesmo “exclusivo”.

Eu tenho uma coleção de processos, ou algoritmos, para várias coisas na vida que se eu descrevesse aqui, pareceria uma vítima de TOC (ou apenas confirmaria?). Para nomes eu inventei (ou adaptei de algum lugar que não vou lembrar) um processo simples, eu escolho uma palavra… ou duas palavras ou até mesmo umas três, não importa, o que vem a seguir é o grande segredo:

Aglutinação. Sabe o que é isso? Tome aqui uma definição da wikipedia e aqui uma outra definição legal. É um processo natural das línguas que, aqui, eu uso como técnica para criação de palavras/nomes.

Enfim, eu as aglutino. Quais palavras? Para isso eu não tenho uma regra. Podem ser atributos do personagem como por exemplo uma mulher loira que é mercenária e tem olhos verdes, pode ser uma sequência de palavras aleatórias que venha a minha mente como “pote, papel, celular” ou até mesmo palavras que eu veja a minha volta como “Samsung, edifier, Sony”. Existem outras formas, as vezes crio outras e é assim que acontece.

No caso de loira — mercenária — verde: De loira eu transformo em loura, e dessa palavra tiro “lou“. Da palavra verde, tiro o fim “de“. Por fim, de mercenária eu tiro “nária” — juntando tudo fica loudenária, juntando tudo já fica diferente, no entanto não fica bom o suficiente nem audivelmente agradável, chega a hora das transformações e variações livre: De Loudenária, passo para Loudenarie (em um “afrancesamento“) e em uma redução de letras e limpeza da palavra, Lounarie.

Pronto, criei um nome pra uma loira mercenária de olhos verdes de forma totalmente aleatória (e sem significado). Pra jogos de RPG isso ajuda MUITO, especialmente pq sou do princípio que não é sempre que um nome tem que refletir algo, ter significado ou um motivo que se justifique (afinal, vc pode ter um nome religioso e ser Ateu, mas o nome foi dado pelos seus pais) e isso varia muito de acordo com contexto histórico e cultural, de um mundo aleatório onde nomes não sigam uma regra muito rígida.

Outro método que eu gosto de usar quando estou com menos pressa é o de escolher palavras e passá-las para outras línguas, copiar a pronúncia “aportuguesada”, aglutinar e ficar brincando e derivando até sair algo que agrade ao meu ouvido. As vezes saem coisas muito legais de escolhas completamente bizarras, como por exemplo esse processo abaixo que eu usei para criar vilões de uma campanha de RPG.

Aviso antes que são palavras de baixo calão, especialmente pq elas representavam a personalidade dos personagens em questão:

filho da puta — filho = hijo em espanhol “Irro“, da = od em croata, puta = soith em irlandês. Irro od soith, Irrodsoith, Irrodsoth, Irrodost

cuzão = cu grande — cu = dubur em malaio, grande = velki em eslovaco. Duburvelki, Duburvelk, Durvelk.

desgraçado = o (que) perdeu graça — o = an em irlandês, perdeu = stracony em polonês, graça = rahmat em malaio. An Stracony Rahmat. Anstracomath, Antromath.

meu nome — meu = ma em francês, nome = vards em letão. Vardsma (mavards fica ruim). Vardsam, Vardam.

Logo, tenho Irrodost, Durvelk, Antromath e Vardam como nome desse grupo de personagens.

Como podem ver, alguns nomes ficam bons ao serem pronunciados, tem sonoridade enquanto outros não apenas não ficam bons como não se encaixam bem junto aos outros. Claro, para assegurar ainda mais quão único são esses nomes, basta pesquisá-los na Internet para ter uma visão geral sobre isso (mas claro, nunca será uma certeza).

Com palavras aleatórias o processo fica bem parecido:

Samsung, Edifier, Sony: (sam)Sung, (edi)Fier, (s)Ony, juntando pode ficar Sungfierony, Fieronysung, Sungonyfier… ou o que mais gostei: Onyfersung.

E assim mais um nome de personagem, cidade, estado, país, de um item mágico ou qualquer outra coisa que seja necessária, aparece.

Espero que esse texto ajude vocês nos momentos tenebrosos em que precisamos de um nome e não temos nenhum em mente. Tá certo que, quando escrevemos, geralmente os personagens tem nomes com mais consistência, ou por sua procedência de algum local, ou por uma visão de que todo nome tem que ter seu significado atrelado com a personalidade ou algo marcante do personagem, mas ainda assim as vezes os nomes aleatórios são necessários.

Ainda, se algum desses nomes ficar sonoramente bom o suficiente, nada impede você de trabalhar esse nome para dar mais profundidade histórica como por exemplo Onyfersung, filho de Onyferox, filho de Onyferdox. Sim, ficou horrível, mas pode ser que Onyfersung é Onyfer de Sung, uma vila antiga e esquecida ou qualquer outra explicação que te agrade o suficiente para fazer com que o nome não fique completamente vazio de significado.

Pessoalmente eu penso que existem duas teorias gerais para nomes, uma delas a teoria dos nomes com significado e destinação, que assolam todos meios comunicativos, seja em livros, filmes, seriados… e a teoria dos nomes naturais. Mas isso fica para um próximo texto. Quem sabe?

--

--

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Editor for

.(R)egular guy in (P)resent time.(C)lose this world open the n(EXT).