Sylas, O Abjugado — Demacia e o preconceito contra a Magia

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Published in
7 min readJan 10, 2019

Usaram e abusaram dele e, quando ele não mais servia ao propósito dos poderosos, descartaram-no e o enterraram em suas memórias enquanto prendiam o seu corpo. No entanto o coração de Sylas jamais foi enterrado

Nos últimos vídeos o tema recorrente tem sido Demacia e, agora nomeado, Sylas, o novo campeão lançado pela Riot Games para o League of Legends, um Demaciano que sofreu na pele os efeitos do preconceito contra a magia e os pobres, que existe em Demacia.

Como pudemos ver, o menino do conto “Coração Demaciano” que se chamava Sylas, é o mesmo campeão que agora foi revelado a nós, um mago que em sua infância só não foi assassinado como outros usuários — ou seria melhor chamar de portadores — da magia, por ser útil ao estado de Demacia, demonstrando de maneira clara como essa grande nação lida com seus próprios preconceitos.

Esse mesmo garoto que possuía uma poderosa magia, se recusou a levar adiante o assassinato de uma criança, uma menina, fazendo que com isso seu destino estivesse fadado à tristeza e à solidão, vindo a ser perseguido após perder o controle de seus poderes ao roubá-los de outra pessoa pela primeira vez e até a ser trancafiado.

Sylas nasceu em uma família pobre e fervorosamente patriota, portanto, seus pais defendiam os valores Demacianos mesmo em detrimento do filho, vindo a forçá-lo a se entregar aos que poderia simplesmente eliminá-lo por ser quem era,

Isso já nos mostra inicialmente como a visão predominante em Demacia é a de que a magia deve ser combatida, algo que passa para seus cidadãos independente de sua cultura ou classe social, é uma imposição nacional e isso é o primeiro ingrediente para que o caldeirão cultural de Demacia desande.

O que antes era uma especulação minha se confirmou, entre os poderosos de Demacia existem muitos magos que são abertamente contra a magia, o que demonstra que eles apenas querem manter seu status de poder e essa capacidade extra que dá vantagem a eles sobre os demais. É a típica construção social no qual se retira um poder do povo para que apenas os “escolhidos” possam exercê-lo, no caso, os escolhidos são apenas aqueles que além do poder mágico possuem também poder social ou político.

Lux é apenas um exemplo bem superficial disso, sua família tem noção de sua magia por mais que ela a use de forma escondida, tanto que ao tomarem ciência de que um condenado tinha esse mesmo conhecimento, rapidamente mexeram seus pauzinhos para que ele fosse executado rapidamente. Queima de arquivo?

No entanto o que essa história toda nos mostra é que isso vai muito além de Lux e Sylas, essa situação abarca toda Demacia e sua sociedade, pois nos revela que não devem ter sido poucos os assassinados pelos caçadores de mago. A opressão Demaciana mostra sua face em contraste com a justiça, os valores e a honra que tanto prega, pois isso tudo serve apenas para os poderosos.

Se levarmos em conta que esse ideal anti-magia existe desde o estabelecimento de demacia, por ser um dos pilares de sua fundação, percebemos que Sylas é apenas a ponta de um imenso Iceberg que deve boiar no mar ilusório de calmaria Demaciana.

Embora Lux tenha sido uma peça fundamental para a fuga de Sylas, não vemos em momento algum alguma referência a ela lutando contra essa opressão que atinge apenas os desfavorecidos, se não por ter visto o sofrimento do “amigo” que fez durante os anos, pela pura e simples empatia de entender sua posição privilegiada.

Diante disso tudo, Noxus com seu expansionismo brutal, com sua sociedade baseada em força e poder, perde um pouco de sua característica de uma nação opressora. Se em Demacia a magia é perseguida e reservada aos poucos escolhidos, em Noxus temos uma cultura que é a favor da diversidade, especialmente se ela significar maior poderio para o estado.

Vejam bem, por mais que pareça que quero alimentar a antiga dualidade de Demacia e Noxus, meu objetivo é justamente o contrário. Por muito tempo Demacia foi pintada para nós como um paraíso da justiça enquanto Noxus seria um terreno desalmado que não se importava em pusar nos fracos.

O que vemos atualmente é que assim como foi revelado quanto a Piltover e Zaun, Noxus e Demacia também tem seus lados bons e os podres como qualquer sociedade real conhecida pelo homem. A dualidade pode até existir em algumas características, mas isso rapidamente faz com que deixemos de ver Demacia como libertadora e Noxus como opressora.

As mecânicas sociais de Runeterra são muito mais complexas a cada nova página de sua história sendo escrita, explorar esse aspecto do temor à magia em Demacia apenas enriquece tudo que já estamos acostumados.

Mas e a revolução de Sylas? Em momento algum é especificado quando Sylas escapou da prisão, não sabemos se é no agora de Runeterra ou se já faz alguns anos. Isso é importante pois já tivemos o passado do campeão em um Conto e temos agora algo próximo ao presente com sua fuga.

Será que as imagens do Teaser falam do futuro? Afinal, Sylas deseja uma revolução, os teasers falavam em Dividir o reino e isso ainda não aconteceu, sabemos que ele reuniu outros magos insatisfeitos com a situação de Demacia e nisso pode residir o começo da revolução.

Outra questão é quanto às imagens do Teaser realmente falarem sobre algo concreto, será que outra vez foram apenas um recurso visual para falar a respeito do campeão sem que realmente tenham impacto ou significado na Lore?

Talvez essa questão ainda esteja ligada ao que vem pela frente, afinal, assumo que errei no palpite da libertação de Sylas ter conexão com a chegada de Kayle e Morgana, mas ainda está no ar a possibilidade de sua revolução vir a ter ligação com a chegada delas. Alô RITO GOMES!

Voltando à revolução de Sylas, isso mais uma vez é algo potencialmente problemático para Demacia, primeiro por possivelmente desestabilizar uma nação que, diferente do que se pinta, não anda muito bem das pernas, ela sofre em se adaptar aos tempos atuais e alguns dizem até que ela não há de conseguir.

Segundo, pois é uma revolução de magos, ou seja, muita magia no ar e um potencial de destruição imenso, não chegando no nível do que foram as Guerras Rúnicas já que não contam com as Runas Globais (acredito que se isso acontecer o Ryze entre com os dois pés no peito da revolução) mas ainda assim, uma revolução que deve cobrar sua cota de inocentes e mortes para que venha a ter um fim.

Por fim, o terceiro fator, o panorama político de Valoran, com Noxus tendo recentemente trazido Sion de volta à vida como uma máquina de Guerra, Shurima se reerguendo das areias e as duas nações tendo em seu histórico a expansão agressiva, Shurima no passado e Noxus no presente.

Esses fatores fazem com que Demacia possa entrar em uma situação extremamente delicada, especialmente pelo líder dessa revolução, Sylas, ter um profundo conhecimento do maior recurso anti-guerra mágica da nação, Galio, o Colosso de Petricita.

Uma vez que ele já obteve esse conhecimento, ele pode muito bem potencializar sua revolução com ele, é assim que acontece com revoluções, algo inovador pode muito bem desequilibrar completamente a balança de poder.

Não duvido nada que o exército de Sylas conte com o conhecimento da Petricita, podendo criar uma frente muito poderosa a Demacia, vindo até a, quem sabe, nulificar o poderio de Galio.

Basta pensar, imagine os poderosos que possuem magia e se gabam de serem os únicos portadores desse poder, graças a patrocinarem a chacina de magos pela história Demaciana, sendo afrontados pela “ralé”, e ainda, não somente afrontados, mas também superados, dado que podem vir a possuir na Petricita uma vantagem tática e de Guerra.

É um panorama imenso para que aconteça um grande evento em Demacia, mas talvez não um evento com consequências que afetem o jogo, talvez um evento que afete apenas a lore e traga para o jogo pequenas partes, como a chegada de Kayle e Morgana ou algumas skins representando acontecimentos com os campeões.

De minha parte, lembro de Rioters terem dito que eventos como aconteciam antigamente não devem mais acontecer, mas sabemos que a Riot se permite mudar de opinião, especialmente quando considera vantajoso o resultado dessas decisões.

Uma revolução que deixe Demacia em uma situação delicada, pode muito bem ser explorada tanto por Noxus quanto por Shurima, seja de forma direta ou indireta, através de invasões ou mesmo por outras cidades como Piltover e Zaun através de relações comerciais. Caso essa revolução escale, as consequências podem ser até piores do que foi o domínio de Ionia por Noxus.

Um agravante é o fato de que sabemos que o cofre no qual as runas globais tem sido guardas estar em Demacia, talvez apenas Ryze saiba disso, mas e se não for o caso? Não acredito que isso possa acontecer, mas caso alguém descobrisse as Runas Globais ali, o que poderia estourar seria não apenas uma Guerra civil em uma cidade-estado, mas sim algo de escala global colocando em risco toda Runeterra.

Portanto fica no ar essa possibilidade da revolução de fato acontecer e estourar, fazendo com que no processo Demacia jamais seja a mesma.

Como isso afetará o mundo De Runeterra, e ainda, qual será o impacto direto nos campeões Demacianos como Jarvan, Shyvana, Quinn, Poppy, entre muitos outros? E a ameaça do assassinato do rei Jarvan 3 ainda está no ar? Será que ela acontece pelas mãos de Garen controladas por Sylas? Quais as consequências diretas disso? E Morgana e Kayle, chegarão para tomar parte nessa enorme confusão?

Poderia ser Morgana o lado interessado em controlar a magia e manter o status dos poderoso e Kayle na libertação dos oprimidos e guiar Demacia para uma nova era de razão? Certamente um evento desse porte traria mudanças profundas para Runeterra como um todo, especialmente com a estrutura de poder sendo drasticamente alterada por algo assim.

O que será que a Riot e o League of Legends reservam para o futuro de cada um desses elementos? Por enquanto só nos resta buscar pistas em cada uma de suas publicações e esperar o que vem pela frente.

E você, qual é a sua opinião? Gostou do Sylas e de sua história? Quais contribuições você acha que ele traz para Runeterra e para o League of Legends no geral?

--

--

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Editor for

.(R)egular guy in (P)resent time.(C)lose this world open the n(EXT).